Formada em Direito, com pós-graduação em Gestão e Tecnologias Ambientais, Ketlin Feitosa Scartezini,

ocupa desde 2008 o cargo de assessora-chefe de Gestão Socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e é hoje, uma das referências na discussão das políticas públicas de gestão sustentável e da responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos.

"A licitação sustentável é um processo que envolve vários passos. Eles vão desde o planejamento à especificação do objeto da contratação, até o seu uso correto e o descarte final", aponta Ketlin. Segundo ela, a compra é um processo que deve ser feita de "forma mais sistêmica e transversal, onde todos os passos são importantes".

A licitação Sustentável, de uma maneira geral, trata-se da utilização do poder de compra do setor público para gerar benefícios econômicos e socioambientais. Nesse sentido, pode-se dizer que as compras públicas sustentáveis são o procedimento administrativo formal que contribui para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável, mediante a inserção de critérios sociais, ambientais e econômicos nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras.

Nesta entrevista concedida, Ketlin Feitosa afirma que é preciso refletir sobre o modal de contratação no governo. "A primeira reflexão que deve ser feita é porque comprar? Por que contratar? ". Em seguida, citou como exemplo de sucesso no Executivo Federal o modelo de contratação do TáxiGov. "Essa iniciativa é um modelo de contratação sustentável que eu daria como exemplo em primeiro lugar, por que está gerando uma economia de mais de 100 milhões de reais por ano", disse.



TáxiGov

Lançado em junho de 2017, o TáxiGov é o inovador sistema de transporte de servidores públicos por meio de agenciamento de táxis. A ferramenta vale para servidores do Executivo Federal em exercício no Distrito Federal que necessitam se deslocar em função de atividades administrativas.

Além de melhorar a eficiência do gasto público com economia estimada inicialmente de R$ 20 milhões por ano, o TaxiGov permitirá maior controle e transparência sobre o serviço de transporte, com informações mais precisas sobre o uso dos veículos.

A iniciativa faz parte do Centro de Serviços Compartilhados, projeto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que contrata o fornecedor e passa a ser o provedor do serviço aos órgãos da Administração Direta.

Enap Entrevista

Trata-se de uma série de entrevistas em vídeo com líderes governamentais, acadêmicos e gestores públicos nacionais e internacionais, que fomentam o debate sobre temas diversos e relevantes para a Administração Pública. Dentre os temas abordados, já foram debatidos a construção de capacidades estatais, implementação de políticas públicas, a promoção do desenvolvimento de servidores públicos, etc.

Confira a playlist no nosso canal do Youtube.