A especialização mais tradicional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o MBA Gestão Pública 100% a distância, está com inscrições abertas e, este ano, com um destaque: 100 vagas serão destinadas a servidores estaduais e municipais em cargo efetivo. As outras 200 - completando um total de 300 oportunidades - serão para servidores e empregados públicos federais e integrantes das Forças Armadas. Os editais nº 117/2023 e nº 122/2023 do curso já estão publicados no site da Escola com todos os critérios e a programação do processo seletivo. As inscrições já estão abertas, por aqui, e seguem até o dia 30 de outubro.
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente via internet. Para isso, é necessário estar cadastrado no Gov.br. As aulas serão de janeiro a dezembro de 2024.
Os alunos terão acesso ao curso na plataforma Moodle da Enap, em um formato atrativo, com trilhas de aprendizagem, material interativo com videoaulas e estudos de caso, seis aulas ao vivo com especialistas renomados e laboratórios de caso síncronos.
O processo seletivo vai contar com análise e avaliação curricular e análise e avaliação de memorial. Ao todo, serão oferecidas 300 vagas, também com reserva para negros (20%), indígenas (5%) e pessoas com deficiência (5%). Além disso, haverá paridade de gênero: equilíbrio na quantidade de vagas para mulheres e homens.
A carga horária total ofertada no curso é de 447 horas, sendo necessário cumprir 370 horas para aprovação em 11 disciplinas obrigatórias distribuídas em três eixos temáticos: Estado e políticas públicas; gestão governamental e gestão pública no Brasil - dimensões estratégicas.
Além disso, nove disciplinas serão optativas, com carga horária de 15 horas cada, organizadas em trilhas temáticas de aprendizagem, como governança e políticas públicas; inovação e valor público; federalismo e governança multinível.
O MBA em Gestão Pública da Enap foi criado em 2002 para aproximar e atualizar os gestores públicos da prática governamental. O curso conta com quadro selecionado de professores, sendo mais de 90% doutores, que seguem uma metodologia de ensino-aplicação para conectar conceitos e teorias aplicáveis.