Todos os cursos são gratuitos e realizados via internet, por meio do portal Escola Virtual de Governo (EV.G).



Aproveitando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (3), selecionamos sete cursos a distância que pretendem gerar consciência e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional para qualquer cidadão. Pessoas de qualquer parte do Brasil podem acessar a plataforma, com início imediato após a matrícula.  Conheça os cursos:

Introdução à Libras

Aprenda a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garanta o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva. A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação. Inscreva-se.

Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O curso oferece formação básica em direitos humanos ligados ao atendimento especial às pessoas com deficiência. O curso apresenta lições sobre a atuação nos Conselhos das Pessoas com Deficiência nos níveis municipal, estadual, distrital e federal, trabalhando conceitos básicos presentes na legislação e nos normativos. O curso compõe a trilha Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tendo como pré-requisito os cursos Cidadania e Direitos Humanos e Gestão de Conselhos de Direitos Humanos. Inscreva-se.

eMAG Conteudista

O curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. A proposta do curso é fornecer noções básicas de acessibilidade na Web para as pessoas que trabalhem com inclusão de conteúdos em sites e portais. Inscreva-se.

eMAG Desenvolvedor

O curso é baseado no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Esse modelo norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. Nesse curso, você poderá aprender o conceito e a importância da Acessibilidade na Web, além de algumas práticas de desenvolvimento Web acessível. Inscreva-se.

Introdução à Interoperabilidade

A interoperabilidade é a capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar), de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente. Diante disso, o curso aborda a padronização e a disponibilização de serviços eletrônicos interoperáveis, a acessibilidade digital e a abertura de dados. Inscreva-se.

Direitos Humanos: Uma Declaração Universal

O curso busca fortalecer uma cultura de direitos humanos, cidadania e respeito à diversidade, a partir de conteúdo que aborda a o contexto de origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as gerações do direito e a aplicação dessa realidade no ordenamento jurídico brasileiro. Para isso, investe na sensibilização e mobilização das pessoas para a compreensão dos principais desafios colocados à garantia dos direitos humanos na atualidade. Inscreva-se.

Educação em Direitos Humanos

O curso busca contribuir para a conformação de uma visão abrangente acerca desafios e alternativas à Educação em Direitos Humanos, constituindo-se em subsídios para a prática e vivência de ações educativas em Direitos Humanos no âmbito de atuação dos participantes. Inscreva-se.

Todas as capacitações oferecidas são autoinstrucionais, ou seja, não contam com a presença de tutores para tirar dúvidas de conteúdo nem possibilitam a interação com outros participantes por meio de salas de bate-papo (chats) ou fóruns de discussão. Os módulos conjugam leitura do conteúdo on-line, leitura de material de apoio e exercícios de avaliação. Ao final, os participantes que completarem as atividades, receberam certificado de conclusão.



Onu

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência – isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. A falta de estatísticas sobre pessoas com deficiência contribui para a invisibilidade dessas pessoas. Isso representa um obstáculo para planejar e implementar políticas de desenvolvimento que melhoram as vidas das pessoas com deficiência.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta ainda que 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento. No total, 150 milhões de crianças (com menos de 18 anos de idade) tem alguma deficiência, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).



Sobre a EVG


Escola Virtual de Governo (EV.G)é uma iniciativa que consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em um Portal Único de Escolas de Governo. O Portal surgiu em 2017, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.

Em 2018, a EV.G foi reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como uma das importantes inovações públicas brasileiras de 2018, pelo compromisso de garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público.

Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, a EV.G oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.