Oficina tratou das diretrizes para a disseminação do Plano Plurianual


Na manhã da sexta-feira (29), foram apresentados os objetivos da nova metodologia para o PPA 2020-2023, destacando-se a integração das etapas de planejamento e avaliação. Nos dois dias anteriores (27 e 28/03), haviam sido ofertadas oficinas para a disseminação da nova metodologia do Plano Plurianual (PPA), visando à capacitação de equipes para a inserção das informações no Sistema SIOP, as quais contaram com a presença de 118 servidores.

A parceria do Ministério da Economia (ME) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a realização do PPA 2020-2023 foi iniciada em fevereiro deste ano. A partir de uma oficina de validação das diretrizes desenhadas pelo ME, tais diretrizes foram submetidas à avaliação do Comitê Interministerial de Governança (CIG) e, depois de validadas, foi possível realizar as oficinas voltadas às estratégias de disseminação.

PPA2 PPA3

Durante a abertura do evento, a presidente da Enap, Aline Soares, afirmou que toda a Escola está bastante envolvida e motivada a participar dos projetos de capacitação e do alinhamento necessário à nova metodologia de acompanhamento das ações do PPA.

Também estiveram presentes o subsecretário de Planejamento Governamental (SECAP), Constantino Cronemberger Mendes e o secretário de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loterias do Ministério da Economia, Alexandre Manoel Angelo da Silva que, em sua apresentação sobre a nova metodologia do PPA, enfatizou a importância de que planejamento estratégico e avaliação de programas e ações estejam integrados.

Ainda com relação à capacitação para o Plano Plurianual, os próximos passos preveem a oferta de curso na modalidade a distância, pela Escola Virtual de Governo (EVG) da Enap, para os órgãos setoriais dos ministérios e outras instituições convidadas. Em seguida, será realizada a elaboração da proposta de programas, objetivos, indicadores e metas pelos órgãos setoriais.

As próximas oficinas de alinhamento metodológico do PPA com os órgãos setoriais e demais instituições estão previstas para ocorrer no mês de maio, também na Enap.