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Nova edição da Revista do Serviço Público está disponível para download gratuito

Já está no ar a nova edição da Revista do Serviço Público (RSP). Com oito artigos publicados e contribuição de 23 autores de 18 instituições, este número traz insights sobre o papel dos incentivos no setor público, uma avaliação sobre o nível preocupante da segurança cibernética em 35 órgãos, uma análise sobre como anda a comunicação entre eleitos e eleitores na Câmara dos Deputados e como avaliar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros temas. 

O primeiro artigo busca entender quais incentivos afetam a evasão em uma das carreiras do serviço público do Estado de Minas Gerais: a dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Segundo os autores, a insatisfação salarial aliada à possibilidade de outros concursos públicos tem levado a uma realocação intrassetor público, com prejuízo da gestão pública mineira.

O segundo artigo trata dos incentivos no serviço público federal. A partir de uma amostra de 2,8 mil servidores públicos, há evidências de que aqueles em início de carreira percebem mais benefícios ao investir mais tempo para estudar para concursos que lhes retornem maior remuneração do que na sinalização de que são servidores empenhados em suas tarefas (“servir ao público”).

No terceiro artigo o que dizem as pesquisas sobre o comprometimento organizacional dos servidores brasileiros? 

O quarto artigo avaliou informações coletadas com 220 gestores e profissionais de saúde e apontou 17 indicadores que podem  servir para um futuro instrumento de avaliação de resultados e desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O quinto artigo deste número analisa a relação entre direitos humanos e políticas públicas por meio das recomendações e soluções amistosas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em seu relatório de 2017. Verifica-se que a comissão e seus estados-membros têm preferências distintas em relação às “ferramentas” utilizadas, o que ilustra o difícil problema de alinhamento de incentivos em organizações. 

A análise de organizações é a tônica do sexto artigo, que avalia que a gestão do conhecimento na Comissão de Implantação do Sistema do Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) está em um nível de maturidade intermediário, com destaque positivo para práticas associadas à aprendizagem e inovação.

O sétimo artigo analisa como anda a comunicação entre eleitores e eleitos. As evidências apontam para um baixo grau de comunicação por meio dos endereços de correio eletrônico oficiais dos 513 deputados federais da legislatura atual.

Por fim, o oitavo artigo toca em um ponto que tem se tornado mais presente no debate público nos últimos anos: a segurança cibernética em 35 órgãos públicos federais encontra-se um preocupante baixo grau de maturidade. Os autores propõem, no estudo, como desenvolver de um modelo de maturidade de segurança cibernética.

O terceiro número do 71º  volume da RSP busca disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental. 

Clique aqui e confira a edição completa.

 

Sobre o RSP

A RSP é um periódico acadêmico trimestral publicada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - um think tank brasileiro afiliado ao Ministério da Economia do governo federal brasileiro. 

A Revista foi estabelecida em 1937 como um veículo oficial de comunicação do governo e é até hoje, um dos periódicos brasileiros mais relevantes sobre a temática de Administração Pública.

A publicação incentiva contribuições originais que lidam com questões relevantes para os problemas contemporâneos em relação a aspectos institucionais do relacionamento entre governos e sociedade. Os trabalhos publicados concentram-se principalmente em temas como Administração Pública, Gestão Pública, Ciência Política e Economia Pública. A partir de 2020, os editores incentivam os envios em inglês e espanhol.

Busca também disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento dos servidores, o seu compromisso com a cidadania e a consolidação de uma comunidade de praticantes, especialistas e interessados nos temas de políticas públicas e gestão governamental.

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