Webinário internacional Futuros Radicais, em parceria com RadicalxChange, trará nomes como Vitalik Buterin, Audrey Tang, Glen Weyl e Jo Guldi; últimos dias para se inscrever

No último dia 22 de junho, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, foi às urnas para escolher seu novo prefeito. O resultado final das eleições, realizadas por meio do sistema de votação em cédulas de papel, está previsto para sair em algumas semanas. Desta vez, em vez de escolher um único candidato, os eleitores participaram de um novo tipo de votação: cada eleitor pôde escolher até cinco candidatos e a escolha será feita por classificação, de acordo com uma ordem de preferência. e cada eleitor pôde escolher até cinco candidatos. Este novo método testado nos Estados Unidos se chama votação quadrática (QV) e também já está em vias de testagem aqui no Brasil.

No início do mês de junho (9/6) a Câmara de Vereadores de Gramado se reuniu a fim de avaliar as possibilidades de testagem do voto quadrático. A votação quadrática pode ser usada em eleições para cargos políticos, mas também para temas de políticas públicas e será um dos temas abordados no webinário internacional Futuros Radicais: liberdade para transformar, que acontece na próxima quinta-feira, 8 de julho, fruto de uma parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a organização norte-americana RadicalxChange (RxC).

O evento apresentará soluções e métodos inovadores de como a administração pública pode aproveitar as tecnologias sociais e ter liberdade para transformar o futuro da governança. As inscrições já estão abertas e disponíveis em: https://bit.ly/FuturosRd

Do fundador de criptomoeda a hacker e ministra digital

Divididos em quatro painéis temáticos, a conferência contará com mais de 20 apresentadores especialistas que examinarão os pilares básicos da democracia e dos mercados e vão compartilhar como estão experimentando as tecnologias sociais de ponta. Além de abordar como se dá o uso de novos sistemas radicais para tomar decisões coletivas, financiar bens públicos, gerenciar recursos comuns, governar dados e muito mais.

Vitalik Buterin, fundador da criptomoeda Ethereum; Audrey Tang, hacker trans Ministra Digital de Taiwan, Glen Weyl, autor do livro Radical Markets e fundador da RadicalxChange e Jo Guldi, historiadora especializada em Grã Bretanha e na expansão do estado são alguns dos mais proeminentes especialistas em tecnologias para governança no mundo que estarão na conferência e discutirão temas instigantes como design de sistemas de propriedade; decisões democráticas participativas; financiamento de bens públicos; e dados e coalizões de dados.

Com transmissão ao vivo e gratuita no canal do Youtube da Enap, o webinar tem como objetivo ajudar os gestores públicos a pensarem em formas de enfrentar as dificuldades e desigualdades da democracia.

O evento Futuros Radicais: Liberdade para Transformar já é uma iniciativa de introdução à Semana de Inovação 2021. O maior evento de inovação pública da América Latina que, em sua sétima edição, será entre os dias 9 a 12 de Novembro.

Público-alvo

Qualquer pessoa interessada no tema, em qualquer setor e todos os que já quiserem ter um gostinho da Semana de Inovação 2021. Haverá tradução simultânea e emissão de certificados.

Cronograma do evento

  • 14h30: Abertura
  • 15h 1º painel: Democracia Participativa

Moderador: Diogo Costa, presidente da Enap;
Palestrante principal: Glen Weyl, fundador da RadicalxChange;
Palestras relâmpago: Debora Albu, coordenadora da área de Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e Ruth Catlow, especialista em culturas em rede.

  • 16h45 2º painel: Propriedade

Moderador: Marco Bonomo, professor do Insper
Palestrante principal: Jo Guldi, professora da Universidade Metodista Meridional, dos Estados Unidos
Palestras relâmpago: Anthony Lee Zhang, professor de finanças na Escola de Negócios Booth da Universidade de Chicago, Andrea Butelmann, economista especialista em concorrência e regulação econômica e Joe Lambke, arquiteto e fundador da Animate.

  • 18h30 3º painel: Financiamento de Bens Públicos

Moderador: Juliana Oliveira Domingues, Secretária Nacional de Defesa do Consumidor;
Palestrante principal: Vitalik Buterin, criador do Ethereum;
Palestras relâmpago: Kevin Owocki, fundador do Gitcoin.co, Michelle Rempel, membro da Câmara dos Comuns do Canadá, e Zoë Hitzig, economista especialista em teoria microeconômica.

  • 20h15 4º painel: Dados e Coalizões de Dados

Moderador: Bruna Santos, Diretora de Inovação da Enap;
Palestrante principal: Audrey Tang, ministra Digital de Taiwan;
Palestras relâmpago: Matt Prewitt, presidente da RadicalxChange Foundation, Astha Kapoor, co-fundadora do Aapti Institute e Andrew Trask, Líder da OpenMined e cientista pesquisador sênior na DeepMind.

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
WedPM-03E_April-0300RAprPM-03_1C5_PM11_3E14rd_AprPM3rd-0300R2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
TuePM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_2E13th_MarPM2th-0300R2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
SunPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_7E10th_MarPM7th-0300R2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
WedPM-03E_February-0300RFebPM-03_1C5_PM11_3E09th_FebPM3th-0300R2024