A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançaram, nesta quarta-feira (28), um novo projeto que busca, a partir da colaboração com diversos órgãos, construir um modelo de inovação em (re)desenho de serviços públicos. O Modelo de Inovação em Desenho de Serviços Públicos (MINDS) visa melhorar a oferta de serviços, colocando as pessoas usuárias no centro do processo.
O lançamento foi realizado no auditório da Enap, em Brasília (DF), e fez parte da programação do Encontro de Laboratórios 2024. O evento contou com a presença da presidenta da Enap, Betânia Lemos, da diretora do Departamento de Inovação Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Claudia Martinelli, da diretora de Inovação, Camila Medeiros, e de Bruno Monteiro, representante da OCDE.
Betânia Lemos destacou o pioneirismo e a importância da coordenação responsável dentro da Diretoria de Inovação (GNova) da Escola, a GNova Lab, na promoção de inovação no Governo Federal. “A gente precisa inovar para a gente fazer diferente, porque a gente precisa atender ao nosso usuário. Eu acho que isso é um grande amadurecimento que os laboratórios de inovação trazem e o GNova Lab puxa isso, que é a gente centrar a nossa ação no usuário.”
“Esse projeto pretende ser uma ferramenta que ajude as organizações públicas a incorporar justamente esses valores, como é que a gente considera as pessoas no momento que a gente está desenhando e re-desenhando os serviços públicos”, ressaltou a diretora da GNova, Camila Medeiros.
Para a diretora do Departamento de Inovação Governamental do MGI, Claudia Martinelli, a inovação por si só não agrega em nada, se não estiver a serviço do interesse público, que é o principal objetivo do MINDS. “Inovação tem que estar sempre a serviço do interesse público, gerar valor. Eu acho que, nesse sentido, a gente pensar na efetividade dos serviços públicos é um movimento fundamental e que tem nos pautado também.” “O trabalho da GNova é um trabalho que eu admiro muito e que tem que ser louvado, tem que ser reconhecido, porque o pessoal chama de 'a mãe dos laboratórios'”, completou.
Bruno Monteiro, representante da OCDE, elogiou o protagonismo do Brasil na promoção de inovação em governo. “A distinção do Brasil na inovação em serviços públicos tem muito a ver com o fato de ter colocado o propósito da inovação na produção de serviços centrados no usuário, na inclusão de todas as populações, para que ninguém fique para trás, seja ela qual for a mudança que se gente esteja a falar, e, ainda, na geração de serviços que vão ao encontro do cidadão, que aliviam a carga do cidadão e que respondem às suas necessidades e expectativas.”
A cerimônia contou com a mediação do coordenador-geral de Inovação da GNova, Pedro Marcante. "O MINDS vem para organizar e consolidar o debate de inovação em serviços públicos, colocando o Brasil na liderança global dessa discussão. O Brasil tem se destacado como grande promotor de inovação no setor público, respondendo as diversas questões da sociedade brasileira. Agora, a GNova se propõe a consolidar esse trabalho e dar escala", complementou.
MINDS
O MINDS, com previsão de duração de 18 meses, busca consolidar o conhecimento construído ao longo dos oito anos de existência da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, que hoje é referência na inovação em serviços públicos. A GNova, junto com o Observatório de Inovação em Serviços Públicos da OCDE, pretende desenvolver um modelo e uma caixa de ferramentas orientados para a ação, de modo a fortalecer a promoção e o apoio à inovação nos serviços públicos.
"O MINDS visa colocar as pessoas no centro dos processos de (re)desenho de serviços públicos, auxiliando no mapeamento das diferentes jornadas e colocando à disposição dos servidores ferramentas de inovação adequadas ao contexto público", explicou a gerente do projeto na Enap, Carolina Coppetti.
O modelo e a caixa de ferramentas serão alinhados com os propósitos de inovação, co-criação e criação de valor. Tal abordagem busca que os serviços públicos sejam projetados, entregues e avaliados com base nas necessidades das pessoas cidadãs, permitindo a experimentação e o envolvimento de partes interessadas na busca por soluções inovadoras. Além disso, visa melhorar os serviços públicos, reforçando a contribuição da administração pública para o crescimento econômico e o bem-estar social.