Documentos apresentam conceitos, modelos e indicações de melhores práticas para qualificar atuação estratégica do governo federal

Dois guias referenciais acabam de ser publicados para apoiar órgãos e entidades em suas missões institucionais. “Para que haja uma efetiva gestão estratégica, é necessário que os indicadores sejam bem construídos. Bons indicadores permitem a definição de metas e o acompanhamento contínuo delas”, explica Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME). O Guia Referencial para Gerenciamento de Projetos e Portfólio de Projetos e o Guia Referencial para Construção e Análise de Indicadores foram desenvolvidos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Project Management Institute – Capítulo Distrito Federal (PMIDF).

Os documentos apresentam conceitos, modelos e indicações de melhores práticas na atualidade para qualificar a gestão estratégica do governo federal. O público-alvo são os profissionais da administração pública, incluindo gestores, servidores e prestadores de serviço. “Esse é um esforço que se soma à publicação da Instrução Normativa nº 24/2020, no sentido de oferecer ferramentas para a melhoria da gestão estratégica na administração pública”, comentou Heckert. A IN traz regras sobre a elaboração, avaliação e revisão do planejamento estratégico institucional dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal.

TransformaGov

Os guias referenciais serão utilizados também pelos 70 órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional que já aderiram ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). A iniciativa faz um diagnóstico da gestão estratégica das instituições e propõe a implementação de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo Ministério da Economia.

Com informações do Ministério da Economia

Conteúdo relacionado

Governo vai padronizar projetos de investimentos em infraestrutura

Curso oferecido pela Enap busca capacitar servidores na avaliação e seleção de estudos na área

Publicado em:
ThuPM-03E_April-0300RAprPM-03_0C5_PM00_4E16nd_AprPM4nd-0300R2021
Enap lança guia para orientar análise de informações em oito áreas temáticas

Escrito por 11 especialistas de oito áreas distintas, a publicação orienta sobre como usar e interpretar dados públicos

Publicado em:
ThuPM-03E_January-0300RJanPM-03_0C5_PM00_4E02th_JanPM4th-0300R2021