Dois guias referenciais acabam de ser publicados para apoiar órgãos e entidades em suas missões institucionais. “Para que haja uma efetiva gestão estratégica, é necessário que os indicadores sejam bem construídos. Bons indicadores permitem a definição de metas e o acompanhamento contínuo delas”, explica Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME). O Guia Referencial para Gerenciamento de Projetos e Portfólio de Projetos e o Guia Referencial para Construção e Análise de Indicadores foram desenvolvidos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Project Management Institute – Capítulo Distrito Federal (PMIDF).
Os documentos apresentam conceitos, modelos e indicações de melhores práticas na atualidade para qualificar a gestão estratégica do governo federal. O público-alvo são os profissionais da administração pública, incluindo gestores, servidores e prestadores de serviço. “Esse é um esforço que se soma à publicação da Instrução Normativa nº 24/2020, no sentido de oferecer ferramentas para a melhoria da gestão estratégica na administração pública”, comentou Heckert. A IN traz regras sobre a elaboração, avaliação e revisão do planejamento estratégico institucional dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal.
TransformaGov
Os guias referenciais serão utilizados também pelos 70 órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional que já aderiram ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). A iniciativa faz um diagnóstico da gestão estratégica das instituições e propõe a implementação de soluções de curto e médio prazo já desenvolvidas pelo Ministério da Economia.
Com informações do Ministério da Economia