Tecnologia automatiza conversas e já é usada por diversas empresas e organizações



A Enap promove na próxima quinta-feira (11), mais uma edição do GNPapo — Conversa com inovadores de 2019. Organizado pelo GNova, a atividade vai promover o diálogo e a coordenação entre instituições públicas que têm projetos de chatbot em andamento ou interesse em desenvolvê-los. No setor público, essa tendência tecnológica vem ganhando destaque e muitas instituições já têm projetos em variados estágios de implementação.

Durante o evento, realizado no Campus Asa Sul, em Brasília, e com transmissão ao vivo pela internet, representantes do governo, academia e setor privado vão discutir os tipos de bots e para que servem; as escolhas tecnológicas e suas implicações; os desafios de contratação de chatbots e como superá-los; e a coordenação de governo para otimizar o uso da ferramenta.

Os chatbots são softwares que simulam a fala humana e são capazer de bater papo com usuários no Facebook e Telegram, por exemplo. Eles ganharam popularidade nos últimos anos e têm sido usados por várias empresas para atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdo, entre outras funções. Essas ferramentas usam inteligência artificial e estão cada vez mais aperfeiçoadas. Ou seja, você não sabe, mas provavelmente já conversou com um robô.

Conheça alguns dos debatedores:

Felipe Cruz é Gerente de Projetos de Inovação do Departamento de Experiência do Usuário do Ministério da Economia. É designer, mestre e doutor em Ciência da Informação e especialista em Ergonomia e Usabilidade. Após trabalhar com o desenvolvimento de interfaces de sistemas interativos para instituições públicas e privadas, atua como gerente da área de interação, gestão de conteúdo e atendimento do Portal de Serviços, motivado pela oportunidade de oferecer a ponte entre o cidadão e a satisfação de suas necessidades.

Rafael Vivolo é sócio, co-fundador e CEO da MGov. MBA em Gestão Empresarial pela FIA e publicitário pela ESPM, está em sua 2ª startup e foi homenageado no prêmio Trip Transformadores de 2012 pelo seu trabalho de divulgação de iniciativas com poder de transformação social.

Carla Rocha é Professora doutora da Universidade de Brasília (UnB), no curso de Engenharia de Software. Atualmente, coordena o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software da UnB. Comanda projetos de colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social, relacionados ao desenvolvimento da assistente virtual TAIS e ao uso de algoritmos de aprendizagem de máquina para acelerar a auditoria de prestação de contas, e com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no desenvolvimento de plataforma colaborativa “Empurrando Juntas”.

Serviço
GNPapo sobre Chatbot - O Chat dos Bots
Data: 11 de abril de 2019
Horário: 10h às 12h30
Local: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Campus Asa Sul
Informações: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/gnpapo-chatbot-o-chat-dos-bots-tickets-59409720072
A entrada é franca e o papo também.

O evento também será transmitido pela internet, no endereço http://assiste.enap.gov.br