Solenidade reuniu autoridades governamentais e representantes de Escolas de Governo, participantes do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu).

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quarta-feira (6), solenidade de adesão ao Portal Escola Virtual. A cerimônia ocorreu no auditório da Enap, em Brasília, e reuniu autoridades governamentais e representantes de Escolas de Governo, participantes do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu).

Segundo o presidente da Enap, Francisco Gaetani, o portal nasceu por meio de um esforço de construção compartilhada e é uma iniciativa encubada já há algum tempo na Escola. Para ele, a adesão das instituições vai produzir "sinergia e formações mais articuladas e inclusivas". "Aqui nós somos todos parceiros. A Enap existe por vocês e para vocês", concluiu.

Na ocasião, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme de Almeida, destacou que o portal é mais uma das iniciativas inovadoras da Enap e que tem colocado "a instituição cada vez mais como um parceiro estratégico na transformação digital do governo". "É preciso fazer as coisas de um jeito diferente e apostar na gestão de mudanças, de forma mais intensa, colaborativa e eficiente", afirmou Guilherme.

"É preciso ter coragem para fazer o novo", disse a coordenadora-geral de Educação a Distância da Enap, Natália Teles, durante a apresentação do projeto Portal Escola Virtual. Segundo ela, o portal vem da necessidade de "mudança nos paradigmas das instituições e da construção de um cenário inovador".

O protocolo de intenções tem validade de 60 meses e foi assinado simbolicamente entre a Enap e as seguintes instituições: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União; Presidência da República; Ministério dos Direitos Humanos; Escola da Advocacia-Geral da União; Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento (Cefor) da Câmara dos Deputados; Escola Fiocruz de Governo; Agência Nacional do Cinema; e Escola Superior da Defensoria Pública da União. Diversas Escolas de Governo manifestaram interesse em aderir ao Portal.

Portal Escola Virtual - é uma plataforma de oferta de cursos a distância que pode e deve se usufruída por instituições em diversos níveis. Um projeto que congrega um conjunto de serviços disponibilizados em um único lugar, como um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública, com acesso por um cadastro e login únicos, histórico escolar unificado, entre outros.

A solução pretende concentrar o que pode ser centralizado para que se tenha a economia de escala (hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificado, histórico escolar), sem inibir a descentralização do que deve permanecer descentralizado (autonomia para criar cursos e definir metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, definição de políticas de capacitação) para que seja garantido o processo criativo e colaborativo permanente.

Para as instituições vinculadas, o portal oferecerá uma série de serviços, a depender do tipo de associação da instituição com o projeto. Dentre os serviços oferecidos estão a hospedagem de cursos, gestão acadêmica das ofertas e consolidação e tratamento de dados.

Informações

Coordenação-Geral de Educação a Distância

Diretoria de Educação Continuada

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

(61) 2020-3044