A capacitação a distância, da Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (Eiapp), está com inscrições abertas até 21 de setembro


A Escola Ibero-americana de Administração e Políticas Públicas (Eiapp), do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), junto ao Instituto Nacional de Administração Pública (Inap), da Espanha, está com inscrições abertas para o Curso Internacional Liderança Pública. A capacitação será realizada a distância.

O curso é uma introdução à problemática teórica e prática da liderança pública na atualidade. As administrações públicas encontram demandas e exigências cada vez maiores com recursos sempre insuficientes. O dever dos líderes públicos, políticos eleitos, ou designados e altos executivos é liderar sem perder de vista o papel essencial das administrações públicas na salvaguarda dos direitos individuais e na conquista da coesão social.

No curso, serão apresentadas as ferramentas de gestão próprias da liderança (planejamento, desenho e avaliação de políticas públicas), as habilidades de direção que têm que dominar (trabalho em equipe, comunicação), e os problemas políticas e institucionais específicos das administrações públicas.

Objetivos:

- Descrever as linhas atuais de pesquisa sobre as administrações públicas e definir as características e qualidades que os líderes públicos do presente e do futuro devem possuir.

- Identificar os comportamentos apropriados do líder público em relação às pessoas que ele dirige: como as equipes são direcionadas e como um líder público pode se comunicar de forma eficaz.

- Descrever as principais ferramentas de gestão da liderança pública: planejamento, desenho e avaliação de políticas públicas, gestão e avaliação de mudanças organizacionais.