O evento faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta quinta-feira (14), a palestra Challenges Of Economic Reform In Latin America, ministrada pelo diretor do Center for Latin American and Latino Studies e professor de Governo da American University, Eric Hershberg. Seu trabalho de pesquisa tem como foco principal a política comparada na América Latina e economia política do desenvolvimento na região. Mais recentemente, Hershberg vem conduzindo pesquisas sobre integração comunitária de migrantes da América Central nos Estados Unidos.


O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, Diogo Costa, abriu o evento. “A Escola está muito feliz em poder receber o professor. Estreitar laços com a American University irá permitir que a internacionalização da Enap conte com um forte aliado para nos aproximar de órgãos do governo americano e universidades, aumentando nossas parcerias e a qualidade do conteúdo ofertado em nossos cursos”, explicou.

Durante sua fala, Eric Hershberg, ressaltou que um dos pontos importantes a serem pensados sobre a América Latina é como a região pode sair do status de país de rendimento médio. “O que está acontecendo é que vários países estão ficando estagnados, sem poder continuar a crescer rapidamente, porque a maioria deles não pode competir com os países mais tecnológicos”, disse.

Segundo Hershberg, um dos fatores que contribui para o status de rendimento médio é a desigualdade: “A América Latina tem sido considerada como uma das regiões com mais desigualdade no mundo. Alguns dos países que conseguiram sair da ‘armadilha do rendimento médio’ são países que têm uma melhor distribuição de renda e recursos.”

Sobre o ciclo de palestras - será um evento periódico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola, com o objetivo de debater temas candentes da agenda política e institucional. Seu público-alvo são alunos do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (três turmas), alunos e docentes do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento (Ipea), alunos e docentes do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (Enap/UnB), corpo docente da pós-graduação stricto sensu da Enap, servidores públicos em geral e demais interessados.

DSC 1037