O evento contou com transmissão ao vivo pela internet


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta terça-feira (12), a aula inaugural do ano de 2019 do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento. A atividade contou com a palestra Good Governance for Good Policy Implementation, ministrada pelo ex-professor da Universidade de Princeton e presidente e CEO da The Daboub Partnership, Juan José Daboub.

Durante a abertura da atividade, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Enap, Diogo Costa, ressaltou que a equipe da Escola almeja que “o resultado do curso seja de fato fazer com que todos os alunos estejam mais capacitados para a execução de políticas públicas e também para fazer parte da boa governança”. “Espero que esse mestrado forneça o instrumental para que nós possamos mostrar que esse grupo de pessoas aqui presente é capaz de mudar e moldar as instituições que vão durar muito além de nós”, disse.

A coordenadora administrativa da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, Flávia Martins, destacou que a Enap e a Flacso estão em uma parceria consolidada e cheia de frutos há muitos anos. “Estamos trabalhando, trazendo especialistas internacionais e sendo parceiros em vários eventos e cursos exatamente para que possamos fazer essa ponte entre o que o Brasil é e onde o Brasil está, que é a América Latina. Esperamos que, com esse mestrado, vocês consigam refletir bastante e se tornarem instrumentos dessa mudança que esperamos para o Brasil”, esclareceu.

Por fim, a presidente da Enap, Aline Soares, explicou que as instituições são importantes, mas que elas são, sobretudo, feitas por quem nelas trabalham. “As pessoas fazem as instituições. Os arranjos institucionais nada mais são do que uma composição de pessoas, que trabalham em sinergia para gerar resultados. A pergunta a que devemos responder é como nossas instituições podem se alinhar e como nós, servidores, podemos atuar de maneira que elas respondam mais efetivamente à demanda do cidadão. Precisamos entender que somos parte relevante dessas instituições e precisamos compreender nosso papel nesse arranjo”, concluiu.

Em sua palestra, o professor Daboub abordou a experiência internacional na construção de efetivos arranjos de governança para a melhoria das capacidades de implementação de políticas públicas, ressaltando a importância dos contextos institucionais da boa governança para atingir o grau de investimento e implementar com sucesso políticas públicas efetivas, garantindo a melhoria dos ambientes institucionais de governos e de sua relação com o setor privado.

3