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Capacitação aposta em novas metodologias pedagógicas para desenvolver lideranças e gerar transformação no serviço público

Aula Magna em formato híbrido marcou a abertura do LideraGov 5ª edição, em Brasília
Aula Magna em formato híbrido marcou a abertura do LideraGov 5ª edição, em Brasília

A quinta turma do LideraGOV concluiu a primeira etapa do programa voltado à formação de lideranças no serviço público. O objetivo da formação, resultado da parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), é criar uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes inovadores, comprometidos com a geração de valor público, e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas.

No LideraGOV 5, o primeiro bloco da formação, intitulado “Liderando a Si Mesmo”, contou com disciplinas, atividades em grupo e oficinas voltadas ao aprimoramento de competências de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.  

O ponto de partida do bloco foi em maio deste ano com a realização de uma aula magna em formato híbrido em Brasília. Durante as semanas seguintes, a turma cursou, em aulas remotas, disciplinas e atividades com os temas competências comportamentais, autoconhecimento e autoliderança, gestão do tempo, comunicação pessoal, liderança e integralidade, dentre outros.

Integrante do LideraGOV 5, a diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sabrina Ávila Rodrigues, conseguiu extrair do primeiro bloco do Programa conhecimentos que podem ser experimentados em sua atuação profissional diariamente.

“Tem sido transformador. A disciplina ‘Liderança, produtividade e qualidade de vida: introdução à gestão do tempo’ merece destaque. Na vida, como no trabalho, sempre é tempo de aprender”, destacou Sabrina.

A aluna ainda ressaltou a importância das conexões oferecidas pelo Lidera. "São pessoas incríveis e aprendo muito a cada nova atividade. Aos que pretendem ingressar, recomendo que venham dispostos a romper as barreiras do conhecimento e ressignificar comportamentos nas suas rotinas”, finalizou.

Esse aspecto das conexões também foi enfatizado pela aluna Flávia Paixão, analista de Gestão em Saúde Pública (Fiocruz), que destacou que o ambiente criado pela troca de experiências de servidores de diferentes áreas de atuação é oportuno para novas reflexões e decisões, um novo ciclo no servir público.

“É especial quando durante a aula emerge a experiência de professores e colegas servidores de diferentes contextos cujos ensinamentos exalam anos de prática com humanidade e reflexão no setor público. É raro acessar espaços de diálogo qualificado assim”, pontuou Flávia.

Um dos pontos altos do primeiro bloco, segundo os alunos da turma, foram as oficinas de Escutatória e Comunicação Produtiva para Feedback, ministradas por Pauline Charoki e oferecidas tanto para os alunos quanto para suas chefias. A proposta dessa formação foi possibilitar que alunos e suas chefias desenvolvessem competências de escuta e comunicação para a realização de encontros de feedback, visando dar retorno imediato aos seus órgãos de atuação. 

Para Alex de Almeida Uchôas, técnico em Informações Geográficas e Estatística (IBGE), o Programa tem trabalhado a liderança de dentro para fora e esta atividade, especificamente, trouxe conceitos práticos e aplicáveis ao cotidiano. 

“A Escutatória foi a que mais me marcou. Aprendi que escutar de verdade é bem diferente de simplesmente ouvir. Também ficou claro o quanto pequenas mudanças de postura no dia a dia — como dar um feedback com intenção, estar presente numa conversa ou fazer uma pergunta com curiosidade — podem transformar o ambiente de trabalho”, analisou.

Como última atividade do bloco, a oficina inédita “Diversidade em Pauta” promoveu diálogos sobre as vivências de diferentes grupos sociais e suas relações com o serviço público e ambiente de trabalho. Com o tema “Mulheres, Cuidado e Desafios na Liderança”, a professora Carla Antloga tratou da importância de reconhecer a divisão sexual do trabalho como um fator de desigualdades, identificar a sobrecarga das mulheres no trabalho de cuidado e compreender os desafios enfrentados pelas mulheres no serviço público, em especial na liderança.

Esta atividade contou com a presença da egressa da primeira edição do LideraGOV, Kathyana Buonafina, atualmente no cargo de secretária-executiva adjunta da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que falou sobre suas experiências de liderança no serviço federal.

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Diversidade 

O LideraGOV tem como missão formar novas lideranças no serviço público com mais diversidade e conexão com a realidade do país. A quinta turma do Programa apresenta uma grande diversidade: composta por 58% de pessoas negras e 32% de pessoas com deficiência, sendo uma das turmas da Enap com maior participação de PcDs. Além disso, esta edição conta com representantes de 15 unidades da Federação e 29 órgãos diferentes, com paridade de 50% entre mulheres e homens.

“Estar no LideraGOV por meio da política afirmativa foi uma vitória pessoal, uma reparação simbólica, e, principalmente, uma forma de honrar a história das mulheres da minha família — mulheres negras, fortes e determinadas”, refletiu Émile Mesquita, professora e técnica em assuntos educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

Sharon Lisauskas Ferraz de Campos também faz parte da atual turma do Lidera e celebra a oportunidade de fazer parte do seleto grupo fruto do Programa. “Estou tendo a honra e o enorme prazer de fazer parte dessa turma do LideraGov 5.0, ser chamada de LideraGover e integrar a rede mais transformadora do serviço público. Participem, desafiem-se, pois afirmo e garanto valerá a pena cada segundo do seu tempo. Que programa, minha gente! Que programa!”, relatou a analista em ciência e tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante a abertura da quinta edição do LideraGOV, que representou o início do bloco 1, a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, afirmou que o Programa fortalece o serviço público ao investir na formação de lideranças com olhar para a diversidade.

“Acreditamos que as lideranças podem ser transformadoras à medida que se modificam as prioridades. Quando falamos em diversidade, mudamos a forma de tomar decisões no serviço público”, completou a diretora da Enap.

A quarta edição do LideraGOV foi voltada exclusivamente a pessoas negras e a quinta contou com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negras, trans, indígenas e quilombolas.

 

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