O curso Policy Process faz parte do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras 2019


Definição do problema público e construção da solução de políticas públicas foram os temas principais debatidos nesta segunda-feira (08), durante a abertura do curso “Policy Process”, ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O curso permitiu interação entre os participantes para melhor compreensão sobre a complexidade do processo de políticas públicas e, especificamente, a importância de suas dimensões.

Escolhia 2

Os vários questionamentos durante a aula foram respondidos pelo Professor de Ciência Política da Universidade de Lyon e da Science Po/Grenoble, Philippe Zittoun.

O professor afirma que “é preciso definir as problematizações que estruturam a prática social no processo de políticas públicas”. E, ainda, questiona a respeito dos agentes nesse processo: “São eles, especialistas, burocratas, políticos ou outros? Quais os efeitos desses agentes em suas lutas, dimensões de poder e cooperação pública?”

O Professor Zittoun acrescentou que quando os processos são entendidos por sua complexidade, consequentemente surgem modos de tentar solucionar e de agir para resolver os problemas: “É um processo de reconstruir a sociedade e mostrar que se pode ser um governante, agindo por ela”, acrescenta.

Escolhido 3

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras da Enap oferece um conjunto de cursos nacionais e internacionais de curta duração, relacionados a temas estratégicos e contemporâneos e a áreas de atuação das carreiras atendidas. Buscam contribuir para o desenvolvimento profissional contínuo e de competências essenciais para a melhoria da gestão de políticas públicas, além de fomentar o intercâmbio de experiências e a integração entre os profissionais.