Categoria inédita reconhece iniciativas de entidades da administração pública que trabalham o tema segurança alimentar

 

O prazo de inscrições para o Prêmio Espírito Público, maior premiação brasileira voltada para profissionais públicos, foi prorrogado para o dia 19 de setembro. As áreas de Segurança Alimentar e Assitência Social serão duas novidades desta que é a quarta edição do prêmio aberto a pessoas e a equipes que tenham realizado trabalhos para melhorar a qualidade do serviço à população. O Prêmio Espírito Público já contemplou 55 pessoas de todas as regiões do país e é uma iniciativa da Parceria Vamos, que une Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org, organizações que atuam no fortalecimento das lideranças do setor público e do terceiro setor.

“A pandemia, que agravou nossas desigualdades sociais e econômicas, mostrou mais uma vez como profissionais públicos importam e fazem a diferença na vida da população. Consequências da Covid-19 e do distanciamento social na saúde da população, perdas educacionais dos nossos jovens, aumento do desemprego e nosso retorno ao mapa da fome são desafios urgentes, que precisaremos endereçar com políticas públicas. Premiar as pessoas, equipes e instituições que trabalham incansavelmente para mudar essa realidade é nossa forma de reconhecer iniciativas que têm um impacto tremendo", destaca Ana Paula Pellegrino, co-diretora executiva da República.org.

As inscrições podem ser feitas em duas categorias: Pessoas que Transformam e Equipes que Transformam. Para a terceira categoria, Instituições que Transformam, não há inscrições. Os parceiros do prêmio vão indicar entidades da administração pública direta e indireta que desenvolveram ações, sobretudo no último ano, para assegurar alimentação adequada à população, proporcionando acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, resguardando as propriedades saudáveis de nutrição.

Já a categoria Pessoas que Transformam tem 5 eixos setoriais: Assistência Social, Gestão de Pessoas, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Participam profissionais públicos brasileiros ou estrangeiros que trabalham na administração pública direta ou indireta (incluindo fundações, autarquias e empresas públicas), nas esferas federal, estadual ou municipal. Devem ter oito anos de atuação no setor público, sendo pelo menos quatro na última década. A categoria Equipes que Transformam reconhecerá o trabalho feito na área de Educação. Os grupos devem ter entre 3 e 10 profissionais públicos, sendo um representante da equipe e responsável pela inscrição. Todos devem ter ao menos 5 anos de atuação no setor público brasileiro nos últimos dez anos.

Vencedores

A escolha dos vencedores será feita por júris e comitês setoriais compostos por profissionais notáveis do setor público, academia, terceiro setor e organizações com experiência em temas afins, além de ganhadores de edições anteriores. Critérios como diversidade, impacto social, contribuição técnica, capacidade de mobilização e efeito multiplicador, iniciativa e integridade serão observados. Na categoria Equipes que Transformam selecionará uma equipe vencedora. Já na categoria Pessoas que Transformam, cada um dos 5 eixos setoriais terá 3 vencedores. Na categoria Instituições que Transformam, a escolha se dará por uma votação popular.

Além de prêmios em dinheiro, de R$ 5 mil para indivíduos a R$ 15 mil para a equipe, os vencedores e vencedoras passarão por um processo de imersão de aprendizado em gestão pública e irão compor uma rede com os premiados das edições anteriores. A cerimônia será em dezembro - feita remotamente, como em 2020, por causa da pandemia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premioespiritopublico.org.br.

Criado em 2018, o Prêmio Espírito Público busca ajudar na ressignificação da imagem do profissional público no Brasil, provocando uma mudança positiva de mentalidade da sociedade em relação ao setor público. Tem como objetivos identificar, reconhecer e valorizar profissionais com Espírito Público e, assim, contribuir para uma gestão mais engajada, justa e efetiva para todas e todos. O prêmio tem como objetivo ainda inspirar e estimular que outras pessoas ingressem na carreira pública e incorporem na sua atuação profissional o Espírito Público.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Começou o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional

Desafios propostos aos participantes estimulam a construção de soluções criativas para a gestão do maior órgão de recursos públicos do país

Publicado em:
SunPM-03E_November-0300RNovPM-03_0C5_PM00_7E46th_NovPM7th-0300R2023
Programa Desafios de Comércio Exterior anuncia vencedores

Empresas selecionadas participaram de aceleração de seus negócios e buscaram solucionar desafios de mercado em busca de prêmio

Publicado em:
TuePM-03E_July-0300RJulPM-03_0C5_PM00_2E27th_JulPM2th-0300R2023
Enap estimula produção científica na área de concorrência e regulação

Confira os contemplados do I Prêmio SEAE de Artigos em Advocacia da Concorrência e Regulação Econômica. Produção servirá para embasar políticas públicas

Publicado em:
TuePM-03E_June-0300RJunPM-03_0C5_PM00_2E26th_JunPM2th-0300R2022
Prêmio incentiva produção de estudos de economia e mercado florestal

As inscrições para o Prêmio SFB de Monografias estarão abertas até o dia 30 de junho

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_0C5_PM00_1E12st_MarPM1st-0300R2022