Serão realizadas na Enap Campus Jardim entre os dias 25 e 29 de março


Foram iniciadas na manhã da segunda-feira (25) duas novas turmas do Programa de Capacitação em Segurança de Barragens, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), em conjunto com a Agência Nacional de Mineração – ANM e a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Paulo Marques, diretor de Educação Continuada da Enap, deu as boas-vindas aos 120 participantes dos cursos dos módulos “Barragens e Mineração” e “Barragens e Sistemas de Energia Elétrica”.

Os desafios das agências, em seu papel regulatório, foram destacados por André Patrus, assessor especial da ANEEL, ao colocar os conhecimentos técnicos à disposição dos participantes do curso. “Contaremos com vocês para executarmos uma fiscalização ainda mais detalhada das barragens no Brasil”, declarou, lembrando que até o final de 2019 a meta é fiscalizar as mais de 3.300 barragens no país.

O diretor da ANM, Victor Bicca, enfatizou o desejo dos inscritos no curso em buscarem mais conhecimentos na área e reconheceu o esforço da Enap na estruturação do treinamento. “Temos muito para avançar na mitigação dos riscos com relação à segurança das barragens”. Ele afirmou ainda que os servidores viabilizam a mudança de cultura necessária para um Estado eficiente e é isto o que se está fazendo com esse curso que se inicia.

Expectativas dos participantes

Cleane Pinheiro e Allan Maciel, participantes do curso, são oriundos do Instituto de Meio Ambiente do Amapá e atuam à frente da temática das barragens em seu estado. Cleane tem expectativa de aprimorar conhecimentos e ampliar horizontes sobre a questão das barragens. Allan, por sua vez, avalia positiva a possibilidade de troca de experiências e o conhecimento da realidade de outros estados da federação.

101A6831