Nova configuração da Escola prevê centros e polos regionais, além de expansão de atuação na Região Norte!

Uma novidade trazida pela edição da medida provisória de reestruturação administrativa do Executivo Federal foi a integração da Escola de Administração Fazendária (Esaf) à Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Com essa decisão, espera-se obter a ampliação das ações da Enap em nível nacional, com a oferta de cursos abertos, fechados, customizados e seminários presenciais, contando com a estrutura dos dois campi em Brasília, dos centros e polos espalhados nas cinco regiões do país.

Essas ofertas serão realizadas a partir do reordenamento do Programa Enap em Rede, que tem como objetivo capacitar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais.  A região Norte, em especial, por suas  especificidades (dimensão, quatro fusos horários neste momento e fronteiras), ensejou a reorganização do Centro Regional do Pará - que já tinha um polo em Manaus. A Enap, com intuito de fortalecer e ampliar suas ações, decidiu instalar um polo na cidade de Porto Velho/RO. A ação busca atender com mais presteza os estados de Rondônia e Acre.

Os centros que atendem a região Nordeste, dada a sua importância e o número de servidores federais lotados nas instituições federais, foram reorganizados com objetivo de fortalecer a atuação regional. Considerando a dimensão da região, o centro localizado em Fortaleza/CE cobrirá a região formada pelos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, enquanto que um segundo Centro, localizado em Salvador/BA, gerenciará, em conjunto com os polos situados em Recife/PE e em João Pessoa/PB, os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além da própria Bahia.

Programa Enap em Rede capacitando servidores

É uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Enap, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial destinados a servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, de forma complementar, servidores dos poderes executivos estaduais e municipais.

O Programa Enap em Rede conta com a participação de Escolas de Governo (estaduais e federais) e Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estando presente nas 27 unidades federadas do país.

Dessa forma, a nova Escola Nacional passa a assumir de fato o desafio de fazer chegar capacitação aos mais de 600 mil servidores públicos federais espalhados pelo território nacional e contribuir para a capacitação dos quase 10 milhões de servidores públicos estaduais e municipais, por meio de ações presenciais e a distância pela Escola Virtual de Governo - EVG.