Os convidados palestram no módulo Change Maker Projects, no qual os participantes percorrem etapas do design thinking, a partir de um desafio público real

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) também exporta conhecimento de profissionais da Diretoria de Inovação (GNova Lab) na área de design thinking para outras partes do mundo. É o caso do módulo Change Maker Projects, que faz parte do programa Managing Global Governance (MGG) Academy, realizado pelo Instituto Alemão para o Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS). Enquanto parceira do Programa, a Enap facilita oficinas que instigam estudantes a resolverem problemas públicos reais. Uma das apresentações aconteceu nesta quinta-feira (23/11), por jovens profissionais de diferentes nacionalidades. 

Os estudantes defenderam um protótipo da solução pensada para o desafio lançado pela Enap, com iniciativa da Diretoria de Gestão Interna (DGI), chamado “Compras públicas sustentáveis”. O trabalho foi facilitado pelo coordenador-geral de inovação do GNova Lab, Pedro Marcante e anteriormente, os alunos também receberam uma introdução a metodologia de design thinking com a coordenadora-geral de serviços de transformação governamental, Adriana Phillips. 

Durante o encontro, os alunos tentaram responder como a Enap poderia incentivar e adotar práticas ESG no seu sistema de contratação pública, considerando a criação de dados sobre um sistema de registro de raça e gênero, promovendo participação igualitária, de modo a aumentar a inclusão, a transparência e a justiça social como um farol para o resto do Brasil. Durante a jornada de detecção, foram consideradas as questões ambientais e sociais, processos de compra pública e pequenos negócios. Para a equipe, o foco está na promoção da sustentabilidade social em primeiro lugar. 

A turma foi dividida em outros cinco grupos e cada um ficou responsável por um projeto que será apresentado no decorrer do curso. Entre os temas, estão: “Coprodução de conhecimento entre ONGs e Academia”; “Implementação efetiva da convenção das Nações Unidas contra a corrupção”; “Parcerias transnacionais de pesquisas justas”; “Escalamento de modelo macroeconômico para adaptação climática” e “Embaixadores da Sustentabilidade na Amazon: aumentando a consciência para sustentabilidade”. 

O coordenador-geral do GNova Lab explicou que o módulo é desenhado de uma maneira nova e coloca o cidadão no centro do processo.  Já a coordenadora e facilitadora Adriana Phillips, disse que o Programa é pautado na governança global. “Ninguém faz nada sozinho quando o assunto é mudança climática”, lembrou. 

Após o Programa, os ex-alunos tornam-se membros de uma rede internacional de instituições e indivíduos, que busca soluções conjuntas e compartilha boas práticas mundiais. Com isso, os participantes podem retornar às suas instituições depois de terem desenvolvido competências de liderança e a capacidade de identificar e abordar questões globais de governança e sustentabilidade nas atividades desempenhadas em suas instituições. 

 

Sobre o Programa

Em um formato de treinamento e diálogo, o Programa reúne jovens profissionais de sete países (Brasil, China, Índia, Indonésia, México e África do Sul) e Europa. O objetivo é desenvolver competências de futuros agentes de transformação dedicados ao enfrentamento dos principais desafios globais e ao desenvolvimento sustentável no país e no mundo. 

O formato é presencial, com duração de quatro meses e realizado em Bonn, na Alemanha. Os selecionados recebem uma bolsa de estudo, financiada pelo Ministério para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e estão cobertos gastos com hospedagem, ajuda de custo mensal, despesas de viagem relacionadas ao programa e seguro saúde. 

Para se candidatar

Interessados podem ficar atentos para a seleção de 2024. Todos os anos, são abertas inscrições (é possível acompanhar pelo site da Enap). Os interessados devem trabalhar em instituições governamentais, think tanks (laboratório de ideias) de políticas públicas, instituições de pesquisa, da sociedade civil ou organizações do setor privado. 

Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos, pelo menos três anos de experiência profissional e fluência em inglês. Também é importante ser uma pessoa aberta a outras culturas e métodos de aprendizagem ativa, reflexão e trabalho em equipe.

Parceria entre Enap e IDOS

O Instituto Alemão para o Desenvolvimento e Sustentabilidade (IDOS) é um think tank que apoia o desenvolvimento de uma política global de bem-estar público focada no conceito de desenvolvimento sustentável por meio de pesquisa interdisciplinar, aconselhamento político orientado para o impacto e treinamento orientado internacionalmente.

Um dos formatos de formação do IDOS é a MGG Academy, concebida sob as premissas de metodologias de aprendizagem-fazendo, liderança e ação para o desenvolvimento para a mudança transformadora.

 A Enap firmou parceria com o IDOS, com o objetivo de estabelecer as bases para a cooperação em educação e pesquisa. A cooperação pode incluir, dentre outras atividades: programas customizados para servidores públicos, agentes de governo, agentes de governo e estudantes; participação em seminários, encontros acadêmicos e projetos específicos; e intercâmbio de membros do corpo funcional das instituições e de materiais acadêmicos.

 

Redação

Sabrina Brito/Enap