Agentes públicos do município de Ribeirão Preto - das secretarias municipais de Inovação e Desenvolvimento, Educação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, entre outras autarquias - participaram, na última semana, de uma oficina de trabalho do Projeto Cidades que Transformam, com uma equipe de facilitadores da Enap.
A ação realizada no município paulista faz parte da terceira jornada do projeto que busca solucionar a preocupação com a substituição da mão de obra humana pela tecnologia e pelas mídias digitais, num contexto em que a qualificação básica já ofertada parece ser insuficiente para dar conta deste desafio público.
O Cidades que Transformam é uma iniciativa da Enap voltada para apoiar municípios de forma colaborativa para a criação de soluções inovadoras relacionadas aos desafios da Agenda 2030 da ONU.
“O projeto em andamento denomina-se ‘Requalificando a população adulta de Ribeirão Preto para o mercado de trabalho’. As oficinas realizadas presencialmente ocorreram nos dias 18 e 19 de maio e foram as fases de número 12 e 13, prototipação e planejamento do teste. Ao todo, nesse projeto, serão realizadas 16 oficinas, com previsão de término no dia 15 de junho. As demais oficinas acontecerão de forma remota, com todo suporte e apoio técnico necessários ao andamento”, explica Amanda Magalhaes, servidora da Enap e facilitadora do projeto.
Yuri Saia, chefe da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento na Prefeitura de Ribeirão Preto, do estado de São Paulo, comemorou a realização da oficina. “Quero agradecer ao time da Enap, através da iniciativa Cidades que Transformam, que está aqui compartilhando conhecimento, experiência e ferramentas para tornar mais eficiente os projetos que estão em andamento e aqueles que ainda estão por vir. Tudo isso para compreender e entender melhor a população, entregando mais oportunidades e conectando pessoas”, afirmou.
Como funciona a seleção do Cidades?
A seleção para a atual fase do projeto contemplou prefeituras que já trabalhavam em algum desafio público relacionado ao desenvolvimento de soluções. Também era pré-requisito que as iniciativas contribuíssem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no nível local, e que fizessem a diferença na vida das pessoas. A terceira jornada contou com seis temáticas possíveis:
- Cidades sustentáveis: saneamento básico, gestão dos resíduos sólidos, da água e de energias renováveis, habitação, mobilidade e mitigação das mudanças climáticas
- Cidades inclusivas: inclusão social e produtiva, segurança alimentar e redução da pobreza e desigualdades.
- Cidades que cuidam: educação, infância e adolescência
- Cidades que enfrentam a Covid-19: saúde e governança
- Cidades pela diversidade: promoção da inclusão e da igualdade racial e de gênero
- Cidades empreendedoras: tecnologia, inovação, economia criativa, ambiente de negócios, micro e pequenas empresas, startups, economia verde e negócios de impacto social.
Para entender mais sobre a fase em andamento, acesse: https://www.enap.gov.br/pt/servicos/apoio-a-transformacao-governamental/gnova-cidades
Em breve será lançada a nova jornada do Cidades que Transformam 2023. Novas informações serão divulgadas no site e nas redes sociais da Enap.