Está no ar o resultado da 2ª edição da Janela Avaliação. Foram selecionadas duas propostas nos temas avaliação de desempenho e trabalho remoto - uma da Secretaria de Administração de Goiás e outra do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As instituições receberão orientação técnica e metodológica gratuitas, para avaliação das políticas públicas contempladas. O projeto é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio do República.org e da Flacso Brasil.
Propostas contempladas:
Tema - avaliação de desempenho
Implementação do modelo de aferição de produtividade e desempenho
Instituição: Secretaria de Administração de Goiás (GO)
Tema - trabalho remoto
Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
Instituição: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A Enap recebeu a inscrição de 31 propostas, sendo 16 para o tema “avaliação de desempenho” e 15 para a temática de “trabalho remoto". Desse total, 17 foram de órgãos do governo federal (administração direta e indireta), quatro de estados e 10 de municípios. A primeira fase do processo seletivo destacou nove propostas para serem entrevistadas. A etapa de entrevistas ocorreu entre os dias 27 e 29 de março.
Como funciona o serviço
A Assessoria para Avaliação é ofertada para equipes de servidores públicos que precisam realizar avaliação de políticas públicas e necessitam de orientação técnica e metodológica. De forma colaborativa, assessores contratados pela Enap e essas equipes percorrem todas as etapas de um processo avaliativo, que deve ser orientado para a solução de problemas reais. Nessa jornada, colocada em prática por meio de oficinas virtuais, o protagonismo dos participantes é fundamental e avaliação e aprendizado caminham juntos.
O processo de avaliação dura de quatro a seis meses, com dedicação média de quatro horas por semana, considerando atividades síncronas e assíncronas. Nesta edição 2023, o processo de avaliação acontecerá entre os meses de abril e agosto.
No portfólio de projetos, a Assessoria para Avaliação já contabiliza atendimentos a diversos ministérios e entes subnacionais, além do apoio aos ciclos avaliativos do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), do qual a Enap é apoiadora técnica.