O encontro teve como objetivo atualizar os profissionais quanto aos protocolos de vistoria às estruturas


Aconteceu nesta segunda-feira (04), na Enap, a oficina de elaboração do Curso de Capacitação sobre Barragens, uma iniciativa dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Minas e Energia, da Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O objetivo da reunião foi elaborar o programa a ser implementado no mês de fevereiro de 2019 para capacitar cerca de 200 servidores públicos federais para o desempenho de visitas técnicas que subsidiarão as respectivas agências para ações de levantamento sobre segurança de barragens em todo o país.

Os currículos serão desenhados e implementados pela Enap, sob supervisão técnica acerca dos conteúdos desenvolvidos por cada uma das agências, em suas áreas de especialidade. A capacitação deverá prever elementos teóricos e práticos para fortalecer essas atividades, que se conjugam a outros esforços específicos sobre barragens, como os chamados dano potencial associado e categoria de risco alto.

A reunião foi aberta pela Presidente da Enap, Aline Soares, e contou com a presença de técnicos e dirigentes das áreas de fiscalização das agências e assessorias dos Ministérios envolvidos.

Durante a reunião, Aline Soares destacou a importância da capacitação: “neste momento urgente, sabemos que é necessário reforçar e qualificar as equipes que fiscalizam barragens. Como Escola de Governo, devemos unir esforços e apoiar com nossa capacidade técnica esse trabalho importantíssimo.”