Não perca essa oportunidade!


Último dia para se inscrever para a 12ª edição do curso de Especialização em Gestão Pública. Voltado para servidores ou empregados públicos federais que atuam ou tenham potencial para atuar como dirigentes na Administração Pública Federal, o curso é sem ônus para este público, contanto que façam parte dos quadros de entidades federais que recebam recursos da União para pagamento de despesas de pessoal. Já os empregados públicos concursados que integram quadros de entidades federais que não recebem recursos da União para pagamento de despesas de pessoal deverão arcar com os custos da capacitação.

A capacitação tem como objetivo capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão pública, desenvolvendo competências para liderar, articular, gerir e pensar a ação governamental de forma estratégica e inovadora, considerando os desafios e as perspectivas da administração pública federal, para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, em suas respectivas áreas de atuação.

Para o alcance desses objetivos pedagógicos, várias são as estratégias didáticas: simulações, estudos de caso, oficinas, pesquisas de campo, visitas técnicas, projetos de intervenção, exposição dialogada, perguntas orientadoras, entre outras que estimulem o pensamento reflexivo e crítico. Utiliza-se a diversificação de estratégias didático-pedagógicas dentro de um mesmo programa ou componente curricular, em respeito aos diferentes estilos de aprendizagem; bem como a combinação da aprendizagem individual com a aprendizagem coletiva, por meio de atividades em grupo que favoreçam a troca de experiências. O professor especialista torna-se antes um facilitador do aprendizado.

Cabe destacar o recurso dos estudos de caso, desenvolvidos pelos docentes ou selecionados na Casoteca de Gestão Pública da Enap, utilizados para promover a visão integrada das diversas dimensões da gestão, tomando como base as situações concretas. Além disso, serão promovidas visitas técnicas para análise de aspectos da gestão de programas governamentais em órgãos da administração pública.

Ao longo do curso, serão realizadas palestras sobre temas atuais da agenda governamental e painéis de diálogo com dirigentes acerca dos desafios do exercício da liderança nos principais processos de gestão, com o intuito de criar um ambiente propício ao debate e à reflexão sobre os conteúdos aprendidos.

Em cada disciplina, o aproveitamento dos alunos será mensurado por meio de estratégias variadas, como provas, trabalhos, estudos de caso, exercícios e outros. Ao término do curso, o aluno deverá entregar um trabalho de conclusão, conforme as normas definidas no Regulamento e de acordo com as orientações da Coordenação-Geral de Especialização.

Serão ofertadas 40 vagas no total, sendo 20 reservadas para a Força Aérea Brasileira e 20 vagas para os servidores selecionados por meio deste edital (19 vagas para ampla concorrência e uma vaga para pessoa com deficiência).

O curso será oferecido na modalidade presencial com carga horária total de 378 horas, composta por 16 disciplinas obrigatórias a serem cursadas em até 14 meses. As aulas ocorrerão na Enap, em Brasília-DF. Além da carga horária de 378 horas, o aluno terá o prazo de 120 dias para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

O processo seletivo é composto por análise e avaliação curricular, análise e avaliação de memorial e entrevista. Todo o processo será conduzido por uma Comissão de Seleção formada por profissionais nomeados pela Enap. O início das aulas está previsto para 19 de setembro.

Clique aqui para realizar sua inscrição no processo seletivo.


Confira os documentos referentes ao curso:

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da Enap

Edital do Processo Seletivo

Projeto Pedagógico