Candidatos têm até 19 de julho para se inscreverem em seleção pioneira no setor público brasileiro

Em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Enap selecionará um(a) consultor(a) designer de jogos para fomentar a aplicação de ciências comportamentais a políticas públicas. O produto final da consultoria será um jogo em meio digital baseado na ferramenta SIMPLES MENTE para uso integrado a projetos de inovação. A seleção é pioneira no setor público brasileiro e se espelha nas melhores práticas de governos, organismos internacionais e organizações da sociedade ao redor do mundo.

As ciências comportamentais buscam identificar fatores que influenciam o processo de tomada de decisão e o comportamento humano de maneira geral. Sua incorporação ao campo das políticas públicas vem crescendo no mundo todo. O objetivo é tornar as políticas públicas mais aderentes ao modo como, de fato, as pessoas tomam suas decisões, e assim entregar melhores resultados para a sociedade. A concessão do Prêmio Nobel de economia a Daniel Kahneman, em 2002, e a Richard Thaler, em 2017, dois grandes propulsores da área, ilustra a relevância que o tema vem ganhando nas últimas duas décadas.

Apesar da grande expansão dessa área nos últimos anos, ainda são praticamente inexistentes materiais em língua portuguesa que permitam apresentar esses conhecimentos aos servidores públicos brasileiros e demais atores envolvidos nas políticas públicas populacionais do país. Com o intuito de contribuir para suprir essa lacuna, a Enap, em parceria com o UNFPA, está desenvolvendo uma ferramenta capaz de destacar de forma fácil, atraente, social e conveniente para os formuladores de políticas públicas alguns dos elementos mais robustos e potentes identificados até o momento no campo das ciências comportamentais. A ferramenta, que recebeu o nome de SIMPLES MENTE, foi desenhada para possibilitar a incorporação de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado. Essa estratégia é comumente conhecida como "gamificação", e exemplos de sua aplicação incluem a UNITEDNATIONSPLAY, desenvolvida pela ONU, e o software CONSUL, reconhecido pelo United Nations Public Service Awards em 2018.

O(a) consultor(a) selecionado(a) atuará no refinamento do protótipo da ferramenta SIMPLES MENTE com a incorporação de técnicas de gamificação aplicadas ao meio digital e integradas à abordagem de projetos de inovação da Enap. Mais informações sobre a ferramenta estão disponíveis neste link.

A contratação terá duração aproximada de quatro meses, com conclusão até dezembro de 2020. O valor total do contrato é de R$ 46.000,00, pagos na modalidade produto.        

Os requisitos obrigatórios e desejáveis da seleção estão listados no termo de referência da vaga. Para participar, os candidatos devem ter graduação em qualquer área do conhecimento e experiência profissional mínima de desenvolvimento de dois jogos.

O formulário https://bit.ly/gnova_selecaounfpa3_form é o único meio para recebimento de candidaturas. Não serão aceitas postulações enviadas por email. O(a) candidato(a) também deverá submeter à Comissão de Seleção, ao final do formulário, portfólio de projetos para fins de avaliação técnica classificatória, de acordo com o termo de referência. Os candidatos com melhor classificação serão chamados para entrevista.

 

Para saber sobre a vaga e os requisitos obrigatórios e desejáveis para os(as) postulantes, consulte o termo de referência e acesse o edital.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Saiu o resultado da primeira etapa da seleção para coordenador em foco em Empreendedorismo e Artesanato

Publicado em:
ThuPM-03E_July-0300RJulPM-03_1C5_PM11_4E31th_JulPM4th-0300R2020
Confira o resultado provisório da seleção para consultor(a) designer de jogos

Veja a lista de classificados

Publicado em:
TuePM-03E_July-0300RJulPM-03_1C5_PM11_2E31th_JulPM2th-0300R2020
Prorrogado o prazo de inscrição para seleção de servidores com experiência em TIC

Inscrições vão até 31 de julho de 2020; Servidores vão atuar na Enap, em Brasília

Publicado em:
MonPM-03E_July-0300RJulPM-03_1C5_PM11_1E31th_JulPM1th-0300R2020
Enap seleciona diretor para Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal

Servidores e profissionais sem vínculo com a administração pública podem se candidatar até 10 de agosto

Publicado em:
WedPM-03E_July-0300RJulPM-03_1C5_PM11_3E30nd_JulPM3nd-0300R2020