Serão ofertadas 40 vagas. Confira o edital.


Estão abertas, desde a segunda-feira (17), as inscrições para participar do processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão de Políticas Ambientais. A capacitação tem como público-alvo servidores públicos que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com temas relacionados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que lidem com questões ambientais, considerando as diferentes dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica). Inscreva-se agora.

O objetivo é capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão de políticas públicas relacionadas à questão ambiental, de forma transversal, reconhecendo os temas de meio ambiente como estruturantes para a agenda de desenvolvimento nacional. Dentro desse objetivo, estão compreendidos os seguintes objetos: Compreender a complexidade do contexto sociopolítico e institucional da relação Estado-Sociedade no Brasil recente, à luz do debate teórico-conceitual sobre o desenvolvimento nacional que aborde a relação entre a área ambiental e grandes investimentos; relação entre infraestrutura e meio ambiente; relação entre custo ambiental e benefícios das políticas sociais e econômicas; Assimilar o debate da economia na gestão ambiental, considerando a utilização de instrumentos econômicos e financeiros como suporte no planejamento de políticas públicas ambientais; Distinguir as fases do ciclo de gestão de políticas públicas, identificando de forma sistêmica as relações de interdependência que se estabelecem entre elas na gestão de políticas que impactam o meio ambiente; Disseminar práticas relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento para além da abordagem setorial da área ambiental do governo federal; Identificar oportunidades de aprimoramento das políticas ambientais por meio da interação qualificada entre a área setorial de meio ambiente e as outras áreas do governo; e Viabilizar programas e planos de ação levando em conta os marcos jurídico-institucionais e normativos de funcionamento da Administração Pública - também considerando aspectos operacionais - e o panorama da agenda de meio ambiente e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto federativo.

A carga horária mínima do curso é de 384 horas, composto por 16 disciplinas obrigatórias a serem cursadas em até 18 meses. Além da carga horária de 384 horas, o aluno terá o prazo de 120 dias para entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC).

Para ingresso no curso, o candidato deverá ser aprovado em processo seletivo, dentro do número de vagas ofertadas, que contempla as seguintes etapas: Análise e avaliação curricular; Análise e avaliação de memorial; e Entrevista.

O curso será ofertado pela Enap sem ônus para os servidores ou para os órgãos aos quais estão vinculados.
 
Sobre a metodologia - A Enap adota a metodologia de aprendizagem do ensino-aplicação para a organização dos programas e definição das estratégias didático-pedagógicas. Os alunos são levados a analisar, a compreender, a distinguir, a avaliar, utilizando-se de ferramentas de análise, os conceitos e preceitos da administração pública e do seu papel profissional, para (re)elaborar conhecimento sobre o contexto complexo da ação governamental e decidir sobre como agir e interagir em situações concretas.

Para o alcance desses objetivos pedagógicos, várias são as estratégias didáticas: simulações, estudos de caso, oficinas, pesquisas de campo, visitas técnicas, projetos de intervenção, exposição dialogada, perguntas orientadoras, entre outras que estimulem o pensamento reflexivo e crítico. Utiliza-se a diversificação de estratégias didático-pedagógicas dentro de um mesmo programa ou componente curricular, em respeito aos diferentes estilos de aprendizagem; bem como a combinação da aprendizagem individual com a aprendizagem coletiva, por meio de atividades em grupo que favoreçam a troca de experiências. O professor especialista torna-se antes um facilitador do aprendizado.

Ao longo do curso, serão realizadas palestras sobre temas atuais da agenda governamental e painéis de diálogo com dirigentes acerca dos desafios do exercício da liderança nos principais processos de gestão, com o intuito de criar um ambiente propício ao debate e à reflexão sobre os conteúdos aprendidos.


Link para se inscrever.


Documentos importantes:

- Edital de abertura

- Programa

- Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da Enap