Inscrições abertas até 24 de abril de 2022

A Fundação Nacional Escola de Administração Pública (Enap) torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de consultoria técnica, conforme a seguir: 01 (uma) vaga para consultor(a) pessoa física para desenvolver e testar protótipos em projetos de inovação e realizar pesquisa e sistematização de conteúdos sobre a temática para disseminação.

Esta contratação busca selecionar profissional para construir e testar protótipos de alta ou média fidelidade em projetos de inovação e transformação governamental, orientando e apoiando as equipes envolvidas na construção colaborativa de soluções para problemas públicos; e pesquisar, analisar e sistematizar conhecimento sobre o desenvolvimento de protótipos em projetos de inovação e transformação governamental, de modo a viabilizar sua disseminação na comunidade de inovação em geral e entre governos municipais em particular.

Atividades a serem desempenhadas:
- Realizar pesquisa e revisão bibliográfica sobre o conceito, aspectos caracterizadores, graus de fidedignidade, possibilidades e limites de uso e técnicas de aplicação relacionados ao desenvolvimento de protótipos e sua testagem.

- Sistematizar e propor técnicas e metodologias de construção colaborativa de protótipos e seus testes em processos colaborativos, para utilização em projetos de inovação e transformação governamental.

- Atuar em articulação com a equipe de facilitadores dos projetos de inovação e transformação governamental, como co-facilitador no desenvolvimento metodológico, planejamento e execução de atividades nas etapas de ideação, prototipagem e teste, de forma a contribuir para as necessidades específicas de cada projeto em relação à construção de protótipos e testagem.

- Construir 5 (cinco) protótipos de média ou alta fidelidade, a partir de soluções ideadas e prototipadas colaborativamente em 5 (cinco) projetos de inovação e transformação governamental.

- Participar de oficinas, reuniões técnicas, entrevistas ou grupos focais com as partes envolvidas dos projetos para os quais os protótipos serão desenvolvidos.

- Elaborar 5 relatórios sobre as atividades e protótipos.

- Elaborar proposta de publicação sobre prototipagem e teste em projetos de inovação e transformação governamental, contendo seção teórica e conceitual e registro dos aprendizados práticos no desenvolvimento dos projetos apoiados.

- Apresentar os conteúdos, resultados e aprendizados da consultoria em eventos de disseminação a serem planejados e executados pela Enap.

Conhecimentos ou habilidades necessárias:
- Graduação em qualquer área do conhecimento.

- Experiência profissional mínima de 3 anos na aplicação da abordagem do design para o desenvolvimento de projetos de inovação para iniciativa privada, terceiro setor ou setor público, exceto docência.

- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em ao menos 15 projetos de inovação para iniciativa privada, terceiro setor ou setor público, exceto docência.

- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em ao menos 5 projetos de inovação para o setor público, exceto docência.

- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos realizados totalmente por meio remoto em ao menos 5 projetos de inovação para iniciativa privada, terceiro ou setor público , exceto docência.

Experiências desejáveis:
- Graduação ou pós em design.

- Experiência profissional em construção e teste de protótipos de soluções de média ou alta fidelidade em projetos de inovação.

- Experiência profissional em docência em cursos (presenciais ou à distância, com carga horária mínima de 20h) relacionados a abordagens e metodologias de design e/ou inovação.

- Autoria de publicações sobre inovação no setor público, abordagens e metodologias de design ou prototipagem em projetos de inovação.

Duração do contrato:
240 dias a partir da sua assinatura

Valor total do contrato:
O valor total do contrato é R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)

Inscreva-se:
https://bit.ly/consultoria_prototipos