A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebe nesta semana de 26 a 30 de agosto a 12ª Turma do Programa Onboarding: Embarcando na Administração Pública em Brasília. A Aula Magna do programa foi ministrada pela secretária nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo.
Para a aula "Caminhos para uma política de cuidados", a Enap contou com a participação, além de servidores/as da administração pública federal participantes do curso, da sociedade civil e academia.
A cada nova edição do programa Onboarding, a aula magna aborda questões estratégicas para o setor público. Nesta edição, a secretária nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo, abordou o processo da elaboração coletiva da Política Nacional de Cuidados, por meio de Grupo de Trabalho Interministerial, que contou com o apoio da Enap. A Dra. Abramo destacou ainda os desafios do governo federal brasileiro para a implementar a política de cuidado, instituir o direito de ser cuidado e criar mecanismos para que o Estado participe da distribuição justa de responsabilidades relacionadas ao cuidado com idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes e pessoas doentes. Outro pilar central da política é a garantia do trabalho decente para as trabalhadoras domésticas.
Durante a exposição, Laís Abramo apresentou cenários que mostram a necessidade de enfrentamento das desigualdades de gênero e raça na distribuição do trabalho reprodutivo remunerado e não remunerado e doméstico, enfatizando a sobrecarga para as mulheres, em especial as negras.
Durante a abertura da aula, Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, destacou a importância de disseminar conhecimentos relacionados ao cuidado de forma transversal nos cursos da Escola, uma vez que a política é intersetorial.
“Tratar os cuidados como política de estado entrou na prioridade governamental pela primeira vez em nosso país. É muito importante que servidores e servidoras públicas entendam do que se trata, porque o cuidado não é uma política só de assistência social, nem só de saúde, nem só de educação, como muitas pessoas tendem a achar”, pontuou. Iara Alves continuou: “A Enap é parceria do MDS e está preparando um pacote de cursos e iniciativas para disseminar conhecimento, promover debates e intercambiar experiências para garantir a efetividade da política. A Semana da Inovação 2024 será no tema “Novas Formas de Cuidar” para que o serviço público insira a perspectiva do cuidado não só no processo de desenho de políticas, mas também na gestão de pessoas”.
A Política Nacional de Cuidados é coordenada pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres (MM), desenvolvida com a colaboração de diversos órgãos e parceiros.
A iniciativa
O programa “Onboarding: Embarcando na Administração Pública” é uma iniciativa da Enap para preparar servidores e servidoras recém ingressos em cargos comissionados de alto escalão no Governo Federal. Com duração de uma semana, o curso busca oferecer uma formação básica intensiva em estruturas da administração pública, orçamento, políticas públicas, e competências de liderança. Os participantes têm ainda a oportunidade de desenvolver redes de colaboração com colegas de gestão.
A Enap busca promover a profissionalização do serviço público e fortalecer as capacidades da administração pública, contribuindo para uma gestão mais eficaz e inovadora.