A Enap recebe até esta segunda-feira (4/5) as inscrições das iniciativas para o 24º Concurso Inovação no Setor Público. O concurso tem como objetivo incentivar inovações em serviços públicos que produzam resultados para a administração pública e sociedade; reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que atuem de forma criativa em benefício do interesse público; disseminar soluções inovadoras que inspirem outras iniciativas e colaborem para fortalecer a capacidade do governo.
Nos 24 anos de existência do Concurso, já foram apresentadas 2,5 mil iniciativas, com premiação de mais de 400 projetos. Em 2019, um dos 15 premiados foi da equipe do Ministério da Saúde, chamado “Evidências para políticas de equidade em saúde: informação para ação”. Silvânia Andrade, uma das integrantes da equipe responsável pelo projeto, afirma que o prêmio inovação valoriza competências das equipes.
“Para atingir a motivação são necessários autonomia, competência e pertencimento. O prêmio de inovação valoriza essas competências nas equipes. Ser membro do governo e atuar com inovação é emblemático. É uma mudança de pensamento”, afirma Silvânia.
O foco do projeto premiado do Ministério da Saúde era o processo de informação ao dar visibilidade ao conhecimento produzido institucionalmente. Silvânia destaca que eles encontraram formas de devolver para a sociedade as histórias que ela (sociedade) mostrava por meio de números.
“Um dos aspectos que fez valer a pena nossa iniciativa foi ver na mídia que as pessoas conseguiam falar sobre temas delicados como violência contra a população em situação de rua ou mesmo suicídio entre jovens e adolescentes negros de modo embasado cientificamente”.
Perguntada sobre o que diria para outros servidores que podem também apresentar projetos, ela declara que “a criatividade para resolução de problemas é a chave da inovação”. E que ter seu trabalho reconhecido e divulgado faz parte da iniciativa, faz parte da melhoria da iniciativa e te dá a oportunidade de estabelecer uma rede. Para Silvânia, o concurso é importante ao dar visibilidade às iniciativas. "Os inovadores no serviço público não estão sozinhos e não precisam estar isolados”, diz Silvânia.
Regras para participar
Se você também quer dar um impulso ao seu projeto e de sua equipe, a oportunidade está dada.
O concurso aceita iniciativas desenvolvidas por equipes de servidores públicos em atividade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal (no caso da esfera municipal, serão aceitas iniciativas somente dos municípios que sejam capitais dos estados) do Poder Executivo. Podem se inscrever também os que atuam na administração direta, autárquica e fundacional, bem como em empresas públicas e sociedades de economia mista.
As iniciativas devem apresentar resultados mensurados, com indicadores objetivos e comprováveis e ter, no mínimo, seis meses de implantação até 2 de abril de 2020, data de início das inscrições. Os critérios de avaliação dos projetos serão inovação, resultados, utilização eficiente de recursos, foco nas pessoas e uso de mecanismos de transparência e controle social.
Demais informações sobre a submissão de projetos, avaliação e premiação podem ser buscadas no Manual do Candidato e na página do Concurso Inovação. Se você tem dúvidas, pode mandar e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
Inovar é um esporte coletivo. Junte sua equipe e inscreva seu projeto!