A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou o curso "Mulheres na Liderança", evento que reuniu servidoras públicas federais, estaduais e municipais em cargos de liderança. Realizado pela Enap, em parceria com o Instituto Nacional do Serviço Público (INSP) da França e a Embaixada da França no Brasil, a capacitação tem o objetivo de desenvolver competências essenciais para a liderança feminina no setor público. Entre 17 a 21 de junho, 92 mulheres receberam a formação, divididas em duas turmas com carga horária de 20 horas.
Uma tradição da Enap, o curso é oferecido duas vezes ao ano desde 2016. A capacitação é destinada a servidoras públicas que ocupam cargos de liderança a partir de FCE/CCE 13 ou equivalentes, com ações afirmativas a partir de FCE/CCE 10. Para garantir a diversidade e inclusão, são reservadas 40% das vagas para pessoas negras, além de assegurada a participação de servidoras de diferentes órgãos e regiões do país.
“Estou muito feliz com essa parceria com a Enap desde 2016, e acredito que um pouco mais de 600 mulheres já participaram desse curso até agora. E isso é algo extremamente importante, porque permite que as mulheres tomem consciência das dificuldades que enfrentam.” revelou a docente Gisèle Szczyglak. A abordagem é abrangente e tem propósitos como identificar e discutir os principais estereótipos de gênero e suas consequências, além de capacitar as participantes para superar síndromes e reafirmar sua identidade.
A coordenadora de Planejamento de Ações Afirmativas em Educação no Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ana Carolina Saboia, foi uma das participantes da segunda turma do curso. “Ter feito esse curso ajudou a me conhecer um pouco mais como profissional e como mulher. Aprendi a me valorizar mais como profissional, valorizar a minha trajetória, minha vida profissional”, revelou. Para Carolina, a interação entre as participantes foi um grande ganho da capacitação. “Ter conhecido várias mulheres fantásticas, incríveis, com histórias ricas e diferentes foi muito valioso para mim”, finalizou.
Compromisso – A ideia de formar líderes para o Brasil e o mundo é abraçada como verdadeira missão pela docente. “Eu acredito que a Enap participa desse compromisso e dessa mudança social, permitindo que as mulheres tomem consciência de quem elas são, como trabalham e qual é o impacto que podem ter. Então, para mim, essa parceria com a Enap é algo particularmente importante porque sinto que também posso contribuir para essa mudança social e formar, para o Brasil, as líderes de hoje e de amanhã", ressaltou Gisèle Szczyglak, que é Ph.D em Filosofia Política pela Universidade de Toulouse II, fundadora e CEO da WLC Partners e da associação internacional Open Mentoring Network.
A metodologia do curso combinou apresentações teóricas com exercícios coletivos de discussão. As atividades incluíram aulas expositivas, exercícios individuais e em grupo, simulações e trocas de experiência. A formação foi realizada presencialmente nas dependências da Enap, em Brasília.
Mais informações, dúvidas sobre o curso ou informações sobre as próximas turmas podem ser encaminhadas para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..