A busca por uma interação eficaz entre os Poderes Executivo e Legislativo trouxe à Escola Nacional de Administração Pública (Enap) mais de 50 assessores parlamentares de diferentes lugares do país. Os alunos participaram presencialmente do curso “Assessorias parlamentares: desafios e oportunidades na relação executivo-legislativo", realizado na sede da Escola, em Brasília (DF).
O curso, realizado entre os dias 18 de setembro e 1º de outubro, com aulas presenciais duas vezes por semana, abordou temas como orçamento impositivo, teto dos gastos e emendas parlamentares, além de habilidades de negociação e mediação de conflitos.
Ao término da qualificação, os participantes puderam compreender o papel das assessorias parlamentares na representação de ministros e na interlocução eficaz com congressistas e outros atores políticos, além de como funciona a integração das assessorias com o centro de governo e a Presidência da República.
Para Soraya Brandão, coordenadora-geral de Capacitação de Altos Executivos da Diretoria de Educação Executiva da Enap (DEX), qualificar lideranças para uma atuação estratégica nas assessorias parlamentares é essencial para promover a transparência e a eficiência nas relações entre o Executivo e o Legislativo.
"Este curso ofereceu, além de capacitação estratégica, a oportunidade para as lideranças desenvolverem conexões que ampliam a capacidade de atuação conjunta entre os Poderes, promovendo um diálogo contínuo e enriquecedor para a formulação de políticas públicas mais eficazes e alinhadas com as demandas da sociedade”, destacou.
Além da oportunidade de atualização profissional, o ambiente favorável à criação de conexões com outros servidores foi um dos pontos que atraiu Paula Lamonier, coordenadora-geral de acompanhamento da Câmara dos Deputados, a participar do curso.
"Eu vi uma oportunidade de fazer network, de entender um pouco do que as assessorias estavam vivendo lá fora. Nos módulos das aulas, os professores falaram sobre a rotina de uma assessoria parlamentar e incrementaram as atividades já exercidas. É essencial um olhar para esse campo, que é muito transversal, e está dentro de todas as áreas de um órgão público”, comentou.
Entre os temas abordados durante o curso está o gerenciamento de conflitos. A professora Ana Paula Peron, consultora de empresas e mediadora de conflitos, enfatizou a importância de servidores desenvolverem essa habilidade atualmente.
“O nosso objetivo com esse trabalho aqui é trazer a ideia de uma liderança mediadora que seja capaz de favorecer a conversa, o diálogo entre as partes para buscar soluções possíveis. Aqui os participantes puderam aprender novas metodologias de trabalho, a buscar soluções e possibilidades”, finalizou a docente.