Dando abertura ao Fronteiras e Tendências de 2022, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) trouxe o consultor, autor e ex-ministro de Assuntos Europeus de Portugal, Bruno Maçães, para falar sobre “O desafio geopolítico do século XXI”. A atividade foi mediada por Antônio Jorge Ramalho da Costa, mestre em Ciência Política e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).
O tema central do debate foi a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Segundo o especialista português, “o que distingue a Guerra da Ucrânia de outras guerras na Europa é que agora temos um choque sem válvula de escape, porque não há ninguém que possa mediar o conflito”.
O ex-ministro acredita que há um novo conceito de território: o território físico e vários mundos criados pela tecnologia: “A internet substituiu a geografia tradicional. Quem controlar as redes tecnológicas globais controlará o mundo”, alertou Maçães.
Para ele, não há atualmente a possibilidade de existir um sistema neutro que favoreça a todos igualmente. “É impressionante as mudanças que ocorreram, por exemplo, a nível de política industrial, das cadeias de produção. Estamos observando um processo de reorganização internacional”, concluiu.
Assista ao vídeo completo: