Inscrição cancelada com sucesso!

O dualismo entre o potencial da tecnologia para revolucionar a educação e os muitos desafios a serem enfrentados foi explorado pelos participantes

Henrique Correa

Um dos debates mais aguardados da Semana de Inovação aconteceu na tarde desta quarta-feira, 30 de outubro, no segundo dia do evento. A mesa redonda "Como a IA vai transformar a educação", moderada pela coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Serviços de Transformação Governamental da Enap, Patrícia Baldez, promoveu o debate sobre questões relacionadas ao futuro da educação com o uso de inteligência artificial (IA). Participaram da mesa redonda a pesquisadora Rosa Vicari, a ativista Veronyka Gimenes e o pesquisador do Institute For The Future, Jacques Barcia.

Rosa falou sobre a criação da disciplina de IA no ensino médio do Piauí. A iniciativa existe em países como Coreia do Sul e China e é a primeira do tipo no Brasil. "Acredito que a educação traga uma forma intrínseca de regulação, já que desenvolve o pensamento crítico. Entretanto, temos de regulamentar esse uso. Não sejamos ingênuos. A IA não é uma ferramenta como um martelo, por exemplo. O martelo não toma decisões, não se autorregula, não aprende," alertou ela.

Conhecido por suas reflexões sobre futuros possíveis, Barcia trouxe uma visão crítica e provocadora sobre o uso da IA na educação para o debate realizado na mesa redonda. "Precisamos refletir os modelos e resultados da educação. Mesmo sendo futurista, achei estranho que a redação que minha filha fará no Enem seja corrigida por IA," comentou ele. De acordo com Barcia, essa preocupação é comum a muitos outros pais e educadores que temem a desumanização do processo educacional.

Veronyka abordou o tema numa perspectiva que considera a inclusão e o combate à desinformação. Com uma formação diversificada em TI, globalização e cultura, e um forte ativismo em questões de gênero e contra-colonialismo, Veronyka destacou a necessidade de usar a IA de maneira ética e inclusiva.  "As redes sociais não conseguem regular os ataques e o discurso de ódio vindos de alguns grupos da extrema direita. A saúde mental de pessoas que lidam com diversidade e inclusão fica em risco," afirmou ela.

O Futuro da Educação

Durante o diálogo promovido na mesa redonda, o dualismo entre o potencial da IA para revolucionar a educação e os muitos desafios a serem enfrentados foi explorado pelos participantes. A regulamentação adequada, o desenvolvimento do pensamento crítico entre os alunos e a garantia de que a tecnologia seja usada de maneira justa e inclusiva foram discutidos. O diálogo procurou contemplar a ideia de que a inovação deve sempre ser pensada com ética e responsabilidade social. 

Uma das preocupações do grupo presente foi em como formar técnicos e servidores aptos a lidar com os instrumentos de IA de maneira ética e humanizada. Nesse sentido, os organizadores do evento anteciparam o lançamento da trilha de aprendizagem da Enap, "Fundamentos e Aplicações da IA para o Agente Público". Interessados podem acessar mais informações na página da Enap.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

SERVIÇO:

O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)

Mais informações e inscrições:  http://semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn