Prefeitos de todas as regiões do país começam nesta semana uma capacitação inédita para enfrentar os quatro anos de mandato à frente de seus municípios. Quem vai iniciá-los nessa trajetória será o renomado economista brasileiro José Scheinkman, professor da Universidade de Columbia e professor emérito da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (21), Scheinkman irá falar sobre os desafios do Brasil nos cenários de pandemia e pós-pandemia.
Na pauta estarão temas como baixo crescimento econômico, ajuste fiscal, educação, saúde, riscos e oportunidades das gestões municipais, e o desafio da imunização para o enfrentamento à pandemia. A aula magna do economista abre o programa Liderando para o Desenvolvimento, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que irá capacitar 500 novos prefeitos e vice-prefeitos em todo o país. A palestra será transmitida ao vivo, a partir de 18h, no canal da Enap no Youtube.
O objetivo do curso é dar aos novos administradores ferramentas que os auxiliem na gestão dos seus municípios. “Nossa ideia é profissionalizar a gestão das cidades, desenvolver competências de liderança com soluções inovadoras e viáveis para que esses prefeitos, principalmente os que não têm experiência administrativa, possam enfrentar os problemas que encontrarão nos próximos quatro anos”, explica o diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres.
O curso terá 10 turmas. As três primeiras, com 182 alunos, começam neste mês de janeiro. As demais terão início a partir de março. Já foram formadas cinco turmas, mas ainda há vagas abertas para as demais. Quem ainda não se inscreveu, deve fazê-lo no site da Enap (http://bit.ly/liderandoprefeitos). As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas.
A expectativa é grande entre as centenas de prefeitos e vice-prefeitos inscritos no curso. A prefeita eleita de Desterro do Melo, município mineiro situado a 200 km de Belo Horizonte, Mayara Garcia Lopes Tafuri, está ansiosa para iniciar a capacitação. Sem experiência administrativa anterior, ela acredita que o curso vai lhe dar conhecimento e bagagem para administrar o município nos próximos quatro anos. “A troca de experiências com prefeitos de outras regiões do país também será muito importante”, acrescenta a prefeita, que fará parte de uma das turmas que se inicia em janeiro.
A aproximação com o governo federal, representantes do terceiro setor e das associações municipalistas, parceiros da Enap no programa, é um dos pontos importantes apontados pela vice-prefeita de Recife (PE), Isabella de Roldão. “Um gestor responsável precisa de capacitação técnica, além da vontade de servir. E o curso vai nos oferecer ferramentas e discussões aprofundadas que se somarão à nossa formação. Estou pronta para começar”, afirma a vice-prefeita.
Temas
A capacitação será dividida em seis módulos, sendo os quatro primeiros online e os dois últimos, de forma presencial em Brasília (DF). Especialistas em diversas áreas ministrarão aulas sobre políticas públicas, gestão governamental, probidade administrativa, mobilização de recursos e desenvolvimento urbano sustentável.
Entre eles, destacam-se o ex-ministro da Justiça e ex-secretário-executivo do Ministério da Indústria e Comércio, Milton Seligman, que apresentará seus conhecimentos sobre a importância do gestor no desenvolvimento dos municípios; Professor do Insper e ex-economista chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, que abordará a importância do uso de dados e evidências nas tomadas de decisões; o controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, que falará sobre probidade administrativa, auditoria e controle; a Secretária de Fazenda de Salvador (BA), Giovanna Victer, que tratará de temas ligados à arrecadação, orçamento e competitividade e, ainda, o ex-secretário-executivo dos Ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, Francisco Gaetani, que se debruçará sobre o papel do gestor no desenvolvimento territorial.
“Também serão abordados temas como gestão inovadora e transformação digital, liderança e o que deve ter uma cidade feita para as pessoas, feita para os cidadãos”, acrescenta Torres. O curso terá a duração de 40 horas, sendo 24 horas online e 16h presenciais, com estudos de caso e boas práticas e metodologia participativa.
Os prefeitos terão acesso a um material exclusivo com curadoria da Enap. Ao longo do curso, serão produzidos três estudos especiais em temáticas escolhidas pelos participantes, com dados, evidências e comparativos internacionais que servirão de insumo para a tomada de decisão das lideranças.
O programa também atuará na aproximação de gestores locais com o governo federal e parceiros. Serão formadas redes e conexões entre novos prefeitos, atores do governo federal, entidades do terceiro setor, organizações do setor privado, associações municipalistas e organismos internacionais.
O programa Liderando Novos Prefeitos conta com 18 parceiros entre organismos internacionais, entidades municipalistas, órgãos do terceiro setor e governos estaduais e federal.