Inscrição cancelada com sucesso!

Delegação moçambicana debateu estratégias e oportunidades para aprimorar o serviço público e conheceu fisicamente a estrutura oferecida na sede da Escola

Ciro Neves

 A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) recebeu, nesta quarta-feira (2), uma delegação de professores e integrantes do governo de Moçambique. O objetivo da visita foi a troca de experiências nas áreas de formação, capacitação e aperfeiçoamento de servidoras e servidores públicos e a prospecção de possíveis parcerias futuras.

A delegação moçambicana assistiu a uma apresentação dos principais cursos e focos de ação da Enap, debateu estratégias e oportunidades para aprimorar a administração pública por meio da capacitação e conheceu fisicamente a estrutura oferecida na sede da Escola, em Brasília (DF).

João Vitor Domingues, coordenador-geral de Relações Institucionais (CGAI/Direx) da Enap, explanou sobre a origem da Escola e sobre as diversas vertentes de ação que foram implementadas ao longo dos anos com o foco de alcançar a missão de transformar o Estado e o serviço público.

“A Enap surgiu para a formação de carreiras estratégicas do Estado. Com o tempo, a Escola foi ganhando um escopo ainda maior e, hoje, não somente essas carreiras específicas são capacitadas, mas também um grande número de servidoras e servidores públicos do Governo Federal”, afirmou Domingues.

Houve grande interesse da delegação de Moçambique ao trabalho realizado pela Laboratório de Inovação em Inteligência Artificial do Governo Federal (LIIA), uma iniciativa da Enap. “Nós recebemos demandas dos órgãos públicos relacionadas a problemas que eles enfrentam e nós fazemos aqui o processo de design thinking e a criação de protótipos de uso de IA parra solucionar os problemas”, explicou João Vitor Domingues.

A assessora técnica Isabella Figueiredo, da CGAI, fez uma apresentação sobre a Escola, os cursos realizados para formação, capacitação e de pós-graduação, além dos produtos educacionais ofertados na plataforma de educação a distância da Enap, chamada Escola Virtual de Governo (EV.G), que conta atualmente com mais de 800 cursos gratuitos e abertos a toda a população. Stéfane Silva, assessora da presidência da Enap, elencou as carreiras de Estado cujos cursos de formação no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) estão sendo realizados pela Enap.

O chefe da delegação moçambicana, Aguia Jonassane Mazula, detalhou um pouco sobre como é e como está sendo pensada a renovação da capacitação e da formação de servidores no país africano e os exemplos que serão levados da Enap.

O secretário Renato Neves, do Itamaraty, um dos intermediadores do diálogo, fez a fala de encerramento do encontro com um comentário sobre a relevância da visita institucional e internacional. “Muito importante ver esse interesse na experiência brasileira e o interesse em melhorar a capacitação do serviço público em Moçambique.”

Update cookies preferences