A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participou, nesta quinta-feira (13), do Seminário de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com foco na educação e no desenvolvimento profissional contínuos, o evento busca formar um corpo de servidores altamente qualificados para enfrentar os desafios complexos do Poder Judiciário.
Entre os temas abordados no seminário estão o planejamento pedagógico, a hibridização da educação, a gestão de equipes virtuais e a inclusão de pessoas com deficiência, entre outros, alinhados às necessidades contemporâneas de capacitação no Judiciário.
Na mesa do painel “Formação de servidores nas Escolas de Governo da União”, composta pela presidenta da Enap, Betânia Lemos, a secretária de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Ministério Público da União, Renata Guerreiro, e a coordenadora-geral do Interlegis/Senado, Amanda Rodrigues, ressaltaram as estratégias utilizadas e quais desafios enfrentam na capacitação dos servidores públicos nas instituições.
No âmbito da Enap, Betânia apresentou a variedade de cursos e oficinas ofertados pela Escola para a formação de servidores, como variedade temática - seja ambiental, social, até orçamento e finanças -, a variedade de público-alvo - pessoas de diferentes entes federativos e carreiras -, além da variedade de abordagens, métodos e técnicas.
“Para lidar com toda essa variedade, a gente foi desenvolvendo diversas estratégias ao longo dos anos, como a EV.G [Escola Virtual de Governo], nossa plataforma democrática de acesso a cursos em temáticas variadas de interesse da administração pública, oferecem flexibilidade de tempo para estudo de acordo com a disponibilidade dos servidores, com certificado e de forma gratuita”, enfatizou a presidenta da Enap.
Betânia também frisou os cursos de formação profissional voltados para servidores públicos de maneira geral, os cursos de aperfeiçoamento para carreiras específicas do executivo federal, a pós-graduação - que são formações em níveis mais aprofundados -, formações na área de diversidade: FIAR e FIF, LGBTQIA+ e o tema ambiental - mudança climática e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, a presidenta citou o grande desafio da Enap atualmente: o curso de formação para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU).
O moderador da mesa e diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, Diogo Albuquerque, encerrou o painel de apresentação apontando a importância de as Escolas de Governo trabalharem em rede, pois os desafios mudam diariamente, mas a força das redes permanece, por isso, essa integração vai beneficiar todo mundo.