A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está concorrendo ao “Prêmio de Equipe de Serviço Público do Ano”, na categoria “Heróis do Trabalho Remoto”. A iniciativa é da Apolitical, plataforma global com sede no Reino Unido que promove gratuitamente o compartilhamento de aprendizados e experiências bem-sucedidas para funcionários públicos. A votação está aberta e podem votar profissionais que trabalham em instituições governamentais ao redor do mundo. Os vencedores serão anunciados no final de janeiro.
O prêmio, que está na terceira edição, reconhecerá iniciativas inovadoras em quatro categorias:
1) Respostas Rápidas à Covid-19
A pandemia de Covid-19 afetou todas as áreas do serviço público. Por isso, serão homenageadas as equipes que responderam rapidamente à pandemia, por meio de inovações políticas ou estratégias internas.
2) Heróis do Trabalho Remoto
À medida que os países entraram em lockdown, foi necessário desenvolver novas formas de trabalho. Da rápida mudança para o formato remoto ao desenvolvimento de maneiras inovadoras de manter funcionários conectados, serão reconhecidas as iniciativas que foram além no desenvolvimento de novas maneiras de atuar no dia a dia do setor público.
3) Defendendo a Igualdade
2020 foi um momento único para reconhecer as desigualdades históricas e buscar corrigi-las. Serão agraciados times que lutam pela igualdade (no sentido amplo, que engloba tanto a igualdade de gênero quanto a racial e a geracional), ajudando a nivelar o campo de jogo para os colegas.
4) Inovação Centrada no Cidadão
Nessa categoria o foco são as políticas inovadoras que colocam as necessidades dos cidadãos no centro de atuação. Foram selecionadas iniciativas que testaram ou implementaram medidas que podem oferecer inovação centrada no cidadão no setor público e, em última análise, tornar a vida das pessoas melhor.