Inscrição cancelada com sucesso!

Evento de lançamento do MINDS faz parte da programação do Encontro de Labs, realizado entre 27 e 29 de agosto na sede da Escola

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançam, nesta quarta-feira (28), um novo projeto que busca, a partir da colaboração com diversas pessoas interessadas, construir um modelo de inovação em desenho e redesenho de serviços públicos. O Modelo de Inovação em Desenho de Serviços Públicos (MINDS) visa melhorar a oferta de serviços, colocando as pessoas usuárias no centro do processo. 

O lançamento será realizado no auditório da Enap, em Brasília- DF, das 9h às 10h, e fará parte da programação do Encontro de Laboratórios 2024. O evento contará com a presença da presidenta da Enap, Betânia Lemos, do secretário de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Roberto Pojo, da diretora de Inovação, Camila Medeiros, e de Bruno Monteiro, representante da OCDE.

Esse novo modelo de inovação em desenho de serviços públicos tem como objetivo promover e apoiar a inovação em desenho e redesenho de serviços públicos, especialmente a partir da construção de um modelo e uma caixa de ferramentas que estimulem uma cultura inovadora em contextos públicos, centrada nas pessoas.

O MINDS, com previsão de duração de 18 meses, busca consolidar o conhecimento construído ao longo dos oito anos de existência, a Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, que hoje é referência na inovação em serviços públicos, além de extrapolar as barreiras institucionais. A GNova, junto com o Observatório de Inovação em Serviços Públicos da OCDE - OPSI/OCDE, pretende desenvolver um modelo e uma caixa de ferramentas orientados para a ação para fortalecer a promoção e o apoio à inovação nos serviços públicos.

 

O modelo e a caixa de ferramentas serão alinhados com os seguintes propósitos:  

  1. inovação, garantindo que os serviços públicos sejam projetados, entregues e avaliados com base em suas respostas às necessidades dos cidadãos; 
  1. co-criação e experimentação, permitindo que os serviços públicos aproveitem a inovação para envolver partes interessadas e testar soluções potenciais antes da implementação; e 
  1. criação de valor, melhorando os serviços públicos ao mesmo tempo em que reforça a contribuição da administração pública para o crescimento econômico e o bem-estar social. 

Para isso, são previstos os seguintes produtos:  

  1. Modelo e ideação de caixa de ferramentas para promoção e apoio à inovação em serviços públicos 
  1. Protótipo de caixa de ferramentas para promoção e apoio à inovação em serviços públicos no Brasil
  1. Aplicação de três pilotos a partir do protótipo que resultarão na entrega da versão beta da caixa de ferramentas 
  1. Elaboração de estratégia de disseminação e aprendizado com evento de lançamento da caixa de ferramentas