As aulas da “Certificação em Governança Climática Local”, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), começaram nesta segunda-feira (10). Entre os tópicos previstos nesta certificação estão o estudo de políticas para mitigar impactos de eventos extremos, estratégias de adaptação urbana, fontes de financiamento, e o enfrentamento dos desafios climáticos, entre outros temas relacionados à área.
A turma, com 88 alunos, é composta por servidoras e servidores que ocupam cargos da alta gestão pública federal, estadual e municipal e atuam em temáticas relacionadas à agenda urbana e climática. As aulas serão remotas, sempre às segundas,quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, e vão até 21 de fevereiro.
Ao destacar a importância da agenda climática, a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, celebrou o número inédito de interessados na capacitação. “Alcançamos para esse curso um recorde de 1.014 inscritos. Acreditamos que o interesse se verifica não apenas pela agenda em si, mas pelo papel estratégico do Brasil hoje no tema, sediando a COP 30 em Belém do Pará no segundo semestre”, pontuou.
A diretora de Educação Executiva da Enap destacou ainda que a composição da turma considerou o equilíbrio de gênero, raça, inclusão de pessoas com deficiência, diversidade de órgãos e diversidade regional.
A primeira aula da certificação teve como tema “Diagnóstico e Tendências da Mudança do Clima” e foi ministrada pela professora Thelma Krug, pesquisadora titular aposentada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e doutora em Estatística Espacial.
A professora exemplificou conceitos e tendências relacionadas às alterações climáticas, os impactos socioeconômicos e ambientais da mudança do clima, bem como as variáveis que influenciam o clima e seus fatores de alteração.
A turma teve acesso ainda a modelos e dados climáticos aplicados à gestão pública, conceitos fundamentais de mitigação e adaptação, e exemplos de eventos climáticos extremos e respostas do setor público.
Sobre a certificação
O curso é composto por seis módulos independentes. Os participantes terão acesso a estudos de caso e discussões em grupo e a oportunidade de dialogar com renomados especialistas, além de interagir em sala de aula.
Entre os tópicos que serão abordados durante a certificação estão: diagnóstico e tendências da mudança de clima; governança climática nacional e internacional; políticas públicas para a mudança do clima e suas interações com as cidades; cidades e os desafios da adaptação em nível local e justiça climática e transição justa no Brasil.
Projeto ANDUS
A Certificação em Governança Climática Local é fruto de uma parceria da Coordenação-Geral de Capacitação de Altos Executivos (CGCAE), da Diretoria de Educação Executiva (DEX) da Enap com o projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil (ANDUS) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
O projeto ANDUS é uma cooperação técnica executada pelos Ministérios das Cidades (MCID) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI), e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da capacidade técnica em temas ambientais. O projeto é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).