A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promove, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a “Formação de Formadores para o Curso Didática para Facilitadores de Aprendizagem”, no âmbito do projeto Desenvolvimento de Gestores do Governo da Região Autónoma do Príncipe, que faz parte do arquipélago de São Tomé e Príncipe, localizado no Golfo da Guiné.
O objetivo do projeto é preparar o corpo técnico e gerencial da ilha do Príncipe para desenvolver ações de formação, especialmente aquelas ligadas às atividades docentes fundamentadas na aplicação de métodos e procedimentos didáticos utilizados pela Escola.
"A importância desse projeto é enorme. Estamos falando de melhorar a administração pública, capacitar continuamente os servidores e modernizar as práticas de gestão. Isso tudo contribui para um governo mais eficiente e preparado para enfrentar os desafios do dia a dia", aponta Bráulio Figueiredo, diretor de Desenvolvimento Profissional (DDPRO) da Enap.
Ao final da formação, a pessoa poderá discutir os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos; aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem; aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem, pela observação crítica de sua atuação como facilitador (a); entre outros.
Metodologia
A Formação de Formadores utiliza a metodologia de ensino híbrida ou blended, combinando o ensino a distância com a modalidade presencial. A formação começou em 11 de abril, com o curso on-line "Desenho Instrucional para Soluções de Capacitações Presenciais", disponível na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G), uma iniciativa da Enap.
A capacitação, com carga horária de 40 horas, pretende que pessoas envolvidas em processos de capacitação e formação conheçam as características do processo de ensino-aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases que compõem a modelagem de cursos e sua execução.
Acesse pelo link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/250
Na segunda-feira (14), foram iniciadas as aulas síncronas pela plataforma Zoom, com duração de três horas cada, totalizando 15 horas. A formação ainda contará com atividades complementares assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de 21 a 30 de maio.
Aulas presenciais
O projeto será finalizado com uma semana de aulas presenciais de Didática para Facilitadores de Aprendizagem, com carga horária de 30 horas. O curso presencial acontece de 26 a 30 de maio.
Com todas as ações previstas, incluindo aulas on-line e presenciais, a formação tem carga horária total de 90 horas. Uma avaliação diagnóstica foi realizada no primeiro dia de aula, na segunda-feira (14), e será refeita no último dia da etapa presencial, em 30 de maio.
As pessoas que participarem em 80% de toda a “Formação de Formadores para o Curso Didática para Facilitadores de Aprendizagem” – também condição necessária para a certificação –, e obtiverem menção “Bom” ou “Muito Bom” na avaliação, passarão a integrar o Banco de Colaboradores do Serviço Regional de Administração Pública da Região Autónoma do Príncipe.