A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou consulta pública de edital para selecionar organização da sociedade civil para execução do Programa de Inovação Aberta. Objetivo é coletar contribuições para melhoria do edital. A seleção será orientada pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e resultará em celebração de termo de colaboração pelo período de cinco anos.
Para Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, este é um passo importante para que a Escola amplie sua capacidade e articulação com a sociedade. “A inovação aberta possibilita criarmos um ambiente livre de troca de ideias e soluções para problemas públicos”, esclarece.
Eixos de atuação do Programa de Inovação Aberta da Enap
Prêmios e competições de inovação aberta: No período de 2019 a 2021 a Enap realizou 19 desafios de inovação aberta, que entregaram R$2,54 milhões em premiação aos vencedores. A Enap lançou a Plataforma Desafios, que apoia os órgãos públicos a entenderem e reenquadrarem problemas por eles enfrentados e promover ciclos de inovação aberta para desenvolver soluções aos desafios propostos. Neste eixo, a linha de ação é atender órgãos públicos interessados na realização de prêmios e competições de inovação aberta utilizando a plataforma da Enap.
Hub de empreendedorismo inovador: Neste eixo, a Enap quer realizar ciclos de ideação, aceleração ou incubação de negócios de soluções inovadoras, identificar problemas públicos e de startups e negócios inovadores, apoiar demandantes públicos em temas que facilitem a incorporação de inovação e a relação com o ecossistema (financiadores, startups). O edital prevê também a realização de ciclos de empreendedorismo inovador voltado a problemas públicos.
Laboratório aberto e biblioteca do futuro: A Enap deseja reformular o espaço da sua biblioteca para incluir espaços de coworking, estúdio de multimídia e laboratório aberto de prototipação e cocriação. A OSC selecionada fará também a gestão da comunidade de usuários da biblioteca, executará exposições, mostras e intervenções para impulsionar conexões e processos colaborativos.
Participação na consulta pública
Qualquer pessoa pode contribuir na consulta pública - organizações da sociedade civil, servidores públicos, pesquisadores e especialistas nos temas de inovação aberta, apoio ao empreendedorismo inovador e no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
Cronograma Planejado
28/06 abertura da consulta pública
17/07 encerramento da consulta pública
26/08 publicação do edital
28/10 prazo para submissão de propostas
Canal de contato
Visite a página da consulta pública e acesse a minuta do edital em https://bit.ly/consulta_osc
Envie suas contribuições para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.