A Enap lança nesta terça-feira (18/5) as inscrições para a Certificação Avançada em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. A iniciativa é voltada para servidores públicos que atuem diretamente com o tema ou que desejam atuar nesta área.
Em um formato intensivo, os alunos terão, ao longo de um mês, aulas remotas sobre assuntos como indicadores e monitoramento, introdução à análise de dados aplicada, análise ex-ante, avaliação ex-post e inteligência artificial, além de palestras com especialistas. A carga mínima obrigatória é de 120 horas, distribuídas em quatro cursos, além de 8 horas de palestras. O aluno poderá também optar por fazer um curso bônus.
“A certificação avançada permite a geração de conhecimento para além da sala de aula”, explica Bruno Melo, coordenador-geral de desenvolvimento estratégico da Enap. “O aluno terá contato com estudos de caso, seminários e possibilidade de se conectar com profissionais que atuam em monitoramento e avaliação de políticas públicas”, afirma.
As aulas acontecem durante o mês de julho. As inscrições estão abertas até dia 31 de maio de 2021. Na inscrição, o servidor deverá justificar o interesse pela oferta. É importante também ter a anuência da chefia, pois a certificação exigirá dedicação integral. Confira mais detalhes na página da certificação.
Uma experiência transformadora
Desenhada de forma intensiva e aplicada, a certificação avançada permite que o servidor usufrua de sua licença capacitação para adquirir conhecimentos específicos em um tema setorial.
Ao final, o aluno terá uma visão ampla do processo de monitoramento e avaliação, incluindo a definição de indicadores, técnicas de tratamento e análise de dados e ferramentas de avaliação ex ante e ex post.
Em 2021, a Enap também irá ofertar certificações avançadas em políticas de infraestrutura e políticas de regulação. No próximo ano, será ofertada uma certificação em políticas econômicas setoriais. As atualizações serão divulgadas no Portal da Enap.