A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) vai sediar a oficina A Adoção do Melhor Valor nas Contratações Públicas - Rodada 2019. O evento, agendado para 9 de setembro, é promovido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e pela Controladoria-Geral da União. As inscrições vão até 5 de setembro.
A oficina é voltada a agentes públicos que atuam na área de compras públicas de todas esferas e poderes. Ao todo, são ofertadas 80 vagas. A ideia é discutir as melhores práticas e métodos de compras públicas, a partir da experiência adquirida por delegados brasileiros que participaram de duas visitas técnicas aos Estados Unidos.
Os encontros internacionais foram realizados em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA). O órgão, financiado pelo congresso americano, é responsável pelo Global Procurement Innitiative (GPI) e promove a ida de representantes de países parceiros aos EUA, a fim de que conheçam a metodologia adotada pelo governo americano no alcance do melhor preço ou melhor custo-benefício em compras governamentais.
Tais iniciativas visam fomentar investimentos em infraestrutura sustentável e promover um ambiente propício a maior concorrência internacional, uma vez que as estratégias do governo estariam voltadas para a obtenção de melhores resultados em grandes projetos de infraestrutura.
O evento contará, ainda, com a participação de especialistas e representantes do governo federal nos painéis, conforme programação abaixo:
14h às 14h30 – Mesa de Abertura - Autoridades Institucionais/Acadêmicas Convidadas
14h30 às 15h20 - Painel 1: Explicação do Programa
Representante USTDA (Sarah Tralins): Explanação sobre o que é e quais os objetivos do Programa
Representante do ME (Wesley Lira): Quais as vantagens do Programa para a Federação Brasileira (União, Estados e Municípios)
Moderação: Eleidimar Silva (Secretaria de Governo Digital)
15h20 – 15h40 - Intervalo
15h40 – 16h30 - Painel 2: Diferenças EUA x Brasil
Cryslaine Cavalcante (IRB): Consequência do Federalismo Americano nas Compras Públicas
Alessandro Mota (CGE-AM): Diferença entre o relacionamento das Agências
Americanas em relação ao modelo brasileiro
Moderação: Fred Martins (PG-RN)
16h30 – 17h20 - Painel 3: Ações em Curso para Implementar Best Value no Brasil
Moderação: Walter Cunha (CGU)
Franklin Brasil (Central de Compras): Certificação do Agente de Compras
Silvio Lima (Central de Compras): Acordos-Quadro
Candido Batista Junior (GARTNER): Marketplace
Para participar, inscreva-se neste link.