A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) encerrou nesta quinta-feira (4) o curso de "Gestão Estratégica para Chefias de Gabinete", que teve início em 3 de junho e contou com uma carga horária de 16 horas. O evento foi marcado pela presença de Gilberto de Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (2011-2014) e chefe de gabinete da Presidência da República no período de 2003 a 2010.
"Estamos no governo e precisamos nos preocupar com a construção de um legado. Em política, a forma contamina o conteúdo. Não podemos construir fraternidade sendo rudes", afirmou durante o encerramento da capacitação voltada a titulares, adjuntos e substitutos em posição de chefia de gabinete. O filósofo enfatizou a importância de um chefe de gabinete ser guiado por princípios éticos e pela busca do bem comum, resistindo às pressões de lobbies e agendas políticas que não representam o interesse público.
"Não estamos no governo para construir obras e, sim, para construir um projeto de nação. O chefe de gabinete não pode ser devorado por agendas políticas que muitas vezes são estabelecidas em função de lobbies, de grupos que não representam o interesse público", esclareceu.
Sobre a Formação - Desenvolvido pela Diretoria de Educação Executiva (DEX) da Enap, o curso de Gestão Estratégica para Chefias de Gabinete teve o objetivo de capacitar chefias de gabinete do Executivo Federal em habilidades avançadas de gestão, para lidar com os desafios contemporâneos da administração pública. As aulas foram semanais.
O público-alvo incluiu servidores públicos federais, estaduais e municipais em cargos de liderança, a partir de FCE/CCE 13 ou equivalentes, com um critério inclusivo que reservou 40% das vagas para pessoas negras e garantiu paridade de gênero, além de considerar a diversidade de órgãos de origem dos participantes.
A metodologia do curso foi centrada em aprendizagens ativas e colaborativas, combinando apresentações teóricas, debates dialogados e dinâmicas em grupo. “A abordagem proporcionou uma experiência teórico-prática vivencial e o conhecimento foi construído de forma conjunta, a partir das experiências dos próprios participantes”, explicou a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves.
Futuras Turmas - Com o encerramento desta edição, a Enap já está planejando novas turmas para atender a alta demanda. Os interessados podem se inscrever para serem notificados sobre as próximas datas. É importante destacar que a participação mínima de 80% nas aulas é obrigatória para certificação.
Para mais informações sobre o curso e futuras inscrições, os interessados devem acessar o Portal Enap e manter seus cadastros atualizados. Em caso de dificuldades, podem entrar em contato pelo e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
“Essa é uma capacitação que reafirma o compromisso da Enap em contribuir para uma administração pública cada vez mais eficiente, inclusiva, humana e inovadora”, finalizou a diretora.