O programa LideraGOV, iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi recentemente anunciado como finalista do Prêmio Espírito Público. O programa é destinado a servidores e servidoras da Administração Pública Federal do Poder Executivo.
“É um reconhecimento que destaca a excelência e a inovação na formação de lideranças dentro do setor público federal brasileiro”, destacou Maristela de Carvalho, coordenadora do LideraGOV na Enap. A turma mais recente do curso, o LideraGOV 4.0 é uma edição extraordinária e exclusiva para pessoas negras. “Especificamente nessa turma, nosso objetivo foi contribuir para o desenvolvimento de lideranças negras para a ocupação de cargos estratégicos e garantir a efetiva implementação do Decreto nº 11.443/2023 que determina a reserva de 30% dos cargos de liderança para pessoas negras”, esclareceu Maristela.
O objetivo principal do programa é preparar líderes inovadores e capazes de promover a transformação do Estado brasileiro. Além disso, a iniciativa também foca na promoção da diversidade étnico-racial e de gênero. Desde o seu lançamento, o programa ganhou reconhecimento nacional e internacional e vários prêmios, incluindo destaque na categoria palestra do Prêmio Convergência.
A aposta é que, ao profissionalizar lideranças, promover a equidade e formar uma rede colaborativa comprometida com a transformação da gestão pública brasileira, o programa fortaleça o setor público. “Esse compromisso com a excelência e a inovação é o que levou o programa a ser finalista do Prêmio Espírito Público, um reconhecimento merecido pelo impacto significativo que tem na administração pública federal”, comemorou Maristela de Carvalho.
Promovido por uma parceria entre organizações públicas e privadas, o Prêmio Espírito Público busca inspirar profissionais e instituições a seguirem exemplos de dedicação e inovação. A avaliação dos finalistas é conduzida por um júri qualificado, composto por especialistas renomados e representantes de instituições de prestígio. O processo de seleção garante que os vencedores não só se destaquem por suas realizações, mas também sirvam como modelos de liderança e compromisso com o interesse público.
Sobre o LideraGOV
O percurso formativo do LideraGOV é cuidadosamente estruturado para maximizar o impacto na capacitação de servidores públicos. Com uma carga horária mínima de 120 horas, distribuídas ao longo de nove meses, o programa combina atividades remotas com momentos presenciais. Além disso, inclui pelo menos 40 horas suplementares de diálogos formativos, que são essenciais para a aplicação prática das competências desenvolvidas.
Rede LideraGOV
Composta por egressos do programa, a Rede LideraGOV é uma peça fundamental para a formação continuada dos ex-alunos. Formalmente implementada pela Portaria Conjunta SGP-ENAP/SEDGG/ME nº 37, de 6 de maio de 2022, a rede promove uma cultura de liderança orientada por valores públicos e facilita a visibilidade dos egressos e do programa entre órgãos e entidades da Administração Pública Federal e a sociedade civil.
Saiba mais sobre o LideraGOV