A 9° edição da Semana de Inovação 2023, maior evento de inovação pública da América Latina, que transformou a sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, em uma grande arena de troca de experiências e de aprendizado, com público on-line e presencial, chegou ao fim. Totalmente gratuito, o evento contou, em seu último dia (09/11), com a presença de Mayra Casttro, Sônia Guajajara, Maha Momo e Sandra Sinde como algumas das atrações.
Em discurso, Sônia Guajaja deixou seu recado: "o convite que a gente faz é para o reflorestamento, buscando provocar uma mudança comportamental e governamental. É a partir desta postura e de outras concepções de uso - solidariedade e o bem comum - é que iremos contribuir na redução das emissões de gases poluentes na atmosfera e pensar no nosso próprio consumo”, declarou durante cerimônia de encerramento.
No último dia, houve ainda duas premiações: o Prêmio de Inovação do Setor Público e o Prêmio Orçamento Público. Neste, as pesquisas premiadas serão publicadas na Revista de Planejamento e Orçamento da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor).
Os participantes também puderam assistir palestras sobre o Fortalecimento do Ecossistema de Govtechs, participar de oficinas de Futurismo Ecológico Ancestral, Afrofuturismo, Indigenafuturismo, Liderança Regenerativa e outras dezenas de temas transversais da temática de inovação na Administração Pública. Destaque ainda para pitchs de start-ups que integram a cadeia de ações do serviço público.
E como arte e cultura inspiram ideias inovadoras, a programação contou com atrações musicais, como o show do grupo carnavalesco de Brasília, Calango Careta, além da banda Axé 90.
Destaques do encerramento
Mesa redonda: Desafios da Agenda 2030 e ODS no Antropoceno
A agenda 2030, como uma ferramenta importante para elaboração de políticas públicas, foi uma das abordagens da mesa "Desafios da Agenda 2030 e ODS no Antropoceno", com Sávio Reader, Patrícia Menezes e Haroldo Machado. "Se o mundo não for melhor para todos em 2030, ele não será bom para absolutamente ninguém", ressaltou Haroldo Machado.
Brasil Participativo
Representantes da Secretaria Nacional de Participação Social-SG/PR e organizações parceiras compartilharam os desafios e as soluções que encontraram ao desenvolver uma plataforma que se propõe a unificar processos digitais e presenciais, integrar diferentes processos de participação no âmbito federal e incentivar a população a se engajar na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Essa iniciativa contou com mais de 1,4 milhão de participantes e é reconhecida como a maior experiência de participação social digital do governo.
Mesa redonda discute como a IA está transformando a sociedade
Os especialistas Dimas Timmers, Marcelo Barcelos, Priscila Bellini, Rafael Sampaio e Veronyka Gimenes discutiram a transformação global pela Inteligência Artificial (IA). No debate, a comunicóloga Priscila Bellini explicou como as novas tecnologias se articulam com o histórico de colonização e desigualdade.
Técnica de storytelling de dados promove visibilidade, equidade e inclusão
Em uma sala com lotação máxima ultrapassada, o analista de políticas sociais, Mateus Araújo, apresentou a palestra Storytelling de dados para promover visibilidade, equidade e inclusão. O servidor, que já trabalhou no Programa Bolsa Família, revelou que algumas pesquisas e Censos realizados no Brasil não contemplam toda a população. Isso porque, muitas pessoas não estão dentro do perfil dos padrões analisados No entanto, Mateus observa que é possível mudar isso através do uso da técnica de storytelling.