A inteligência artificial (IA) foi um dos temas mais abordados durante o maior evento de inovação em governo da América Latina, a Semana de Inovação, da Enap, que este ano está na sua décima edição. A mesa redonda “O futuro da sociedade: governos, cidadãos e inteligências artificiais” trouxe, nesta quarta-feira (30), um panorama do uso da tecnologia e dos impactos atuais e desafios futuros, passando por temas como clima, design, acesso, saúde, democratização da tecnologia e necessidade de unir forças entre academia, ciência, governos e iniciativa privada.
Fundador da Corre.Social e um dos condutores da atividade, João Pedro Megid Carrilho reforçou a diferença entre inovação e uso da IA e o quanto estamos ainda num processo de resolver os problemas que a IA nos propõe ao invés de inovar de fato. “Temos de usar a IA como meio e não como fim”, ressaltou.
Participaram do debate também Dimas Timmers, da Mundos; Lucas Lima, CEO da Infill e Coral Michelin. Coral é gerente de Produto de Ciência e Tecnologia da Re.green, uma ecotech focada no reflorestamento, com restauração ecológica em escala, devolvendo todos os subsistemas e biodiversidade por meio de tecnologia. Ela mencionou os desafios de mostrar valor às comunidades da floresta em pé. “Por isso a tecnologia social é fundamental, para conseguir garantir a permanência da floresta. Se a comunidade não vir valor nela em pé, ela será desmatada novamente.”
Dimas ressaltou o impacto da IA e como é importante ter visibilidade dos meios financeiros para conseguir investimentos de fomento. “Achamos que ela pode ter um impacto muito incrível. Por isso é muito importante incentivar o desenvolvimento de novos cientistas e ações de fomento à educação e IA”. Lucas ressaltou que há maneiras de conseguir investimentos, mas ainda há desconhecimento dos caminhos e abordagens. “Precisamos falar de educação empreendedora antes de falar de financiamento”, concluiu.
Inovação a serviço do cuidado
Com o tema “Novas Formas de Cuidar”, a Semana de Inovação - considerado o maior de inovação pública da América Latina - traz este ano reflexões sobre a construção de políticas públicas e inovações em governo a serviço do cuidado. São mais de 600 horas de programação, com mais de 400 atividades dedicadas ao tema.
Saiba mais sobre a programação aqui.
Sobre a SI 2024
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGi.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.