Inscrição cancelada com sucesso!

Participantes da masterclass realizada em maio de 2024, em parceria entre a Enap e a Embaixada da Dinamarca, apresentaram projetos em aplicados em órgãos do governo federal

Iris Borges

A ciência comportamental pode aprimorar as políticas públicas ao incorporar conhecimentos sobre como as pessoas tomam decisões e agem no dia a dia. O tema foi explorado durante a Semana de Inovação Enap 2024, promovido pela Enap, em Brasília, na mesa “Desenvolvendo ‘micro experimentos’ com ciências comportamentais para fortalecer políticas públicas”. Participaram do debate o conselheiro da Embaixada da Dinamarca no Brasil, Terkel Borg, o membro da equipe de gestão da Rede Conconecte de Ciências Comportamentais, Luís Henrique D'Andrea, a especialista da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Renata Scotti, e o diretor de investimentos da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro (RJPrev), Rodrigo Ribeiro.

A ciência comportamental revela que fatores como hábitos, emoções, e o ambiente imediato influenciam fortemente as escolhas individuais e coletivas. Ela não parte da suposição de que os cidadãos sempre agem de forma racional e previsível. Considerando esse contexto, o representante da Rede Conconecte apresentou um projeto desenvolvido e aplicado na esplanada de ministérios, no bloco onde está instalado o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Durante a pesquisa, buscou-se avaliar se o uso do ar-condicionado era um vilão nas práticas de consumo de energia. D'Andrea comentou os resultados iniciais apresentados a partir da observação do comportamento dos servidores. “A mensuração dos comportamentos observados não sugere que o alto consumo de energia elétrica no Bloco K seja derivado da utilização ‘irracional’ dos equipamentos de ar-condicionado. Supõe-se que o alto consumo de energia elétrica seja derivado de condições estruturais e não comportamentais”, declarou D'Andrea.

Na Aneel, Renata e outros servidores da agência desenvolveram um projeto – ainda em fase inicial – com o propósito de incentivar os consumidores residenciais a reduzirem o desperdício de energia elétrica por meio de economia comportamental. Em sua fala, ela descreveu cada etapa que foi desenvolvida até o momento e quais devem ser os próximos passos. “Atualmente, estamos definindo qual será o público-alvo, entre três opções – comunidades, uma superquadra residencial em Brasília ou uma cooperativa rural”, afirmou.

Diferentes propostas de experimento também chegaram à RJPrev, como foi destacado pelo diretor de Investimentos da entidade. O estudo de caso apresentado, analisando a adesão e manutenção dos servidores no fundo de previdência a partir da ciência do comportamento. A primeira etapa trouxe resultados pertinente e o próximo passo será ampliar para mil servidores, tendo assim uma validação mais consistente. A intenção é que o micro experimento seja implementado em toda RJPrev em breve, segundo Ribeiro.

Os projetos apresentados são resultados de uma masterclass realizada em maio pela Embaixada da Dinamarca, em parceria com o MGI/CINCO e a Enap. Especialistas e servidores do Brasil, Argentina, México e Colômbia, com foco em compreender como fatores como atenção e crenças influenciam o comportamento, reuniram-se na ocasião para compartilhar experiências. Com a participação de 60 alunos, incluindo bolsistas do Danida Fellowship Centre (DFC), o curso envolveu a aplicação prática de ciências comportamentais em políticas públicas.

A cooperação entre Enap e o governo da Dinamarca, iniciada em 2015, já enviou 220 brasileiros para capacitação no país. A parceria valoriza a troca de conhecimentos, considerando as diferenças culturais dos países.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

SERVIÇO:

O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)

Mais informações e inscrições:  http://semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn