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Evento de lançamento foi realizado durante o Encontro de Labs, que ocorre entre 27 e 29 de agosto na sede da Escola

Alex Gomes
Lançamento foi no auditório da Enap, dentro da programação do Encontro de Laboratórios 2024
Lançamento foi no auditório da Enap, dentro da programação do Encontro de Laboratórios 2024

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançaram, nesta quarta-feira (28), um novo projeto que busca, a partir da colaboração com diversos órgãos, construir um modelo de inovação em (re)desenho de serviços públicos. O Modelo de Inovação em Desenho de Serviços Públicos (MINDS) visa melhorar a oferta de serviços, colocando as pessoas usuárias no centro do processo.

O lançamento foi realizado no auditório da Enap, em Brasília (DF), e fez parte da programação do Encontro de Laboratórios 2024. O evento contou com a presença da presidenta da Enap, Betânia Lemos, da diretora do Departamento de Inovação Governamental do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Claudia Martinelli, da diretora de Inovação, Camila Medeiros, e de Bruno Monteiro, representante da OCDE.

Betânia Lemos destacou o pioneirismo e a importância da coordenação responsável dentro da Diretoria de Inovação (GNova) da Escola, a GNova Lab, na promoção de inovação no Governo Federal. “A gente precisa inovar para a gente fazer diferente, porque a gente precisa atender ao nosso usuário. Eu acho que isso é um grande amadurecimento que os laboratórios de inovação trazem e o GNova Lab puxa isso, que é a gente centrar a nossa ação no usuário.”

“Esse projeto pretende ser uma ferramenta que ajude as organizações públicas a incorporar justamente esses valores, como é que a gente considera as pessoas no momento que a gente está desenhando e re-desenhando os serviços públicos”, ressaltou a diretora da GNova, Camila Medeiros.

Para a diretora do Departamento de Inovação Governamental do MGI, Claudia Martinelli, a inovação por si só não agrega em nada, se não estiver a serviço do interesse público, que é o principal objetivo do MINDS. “Inovação tem que estar sempre a serviço do interesse público, gerar valor. Eu acho que, nesse sentido, a gente pensar na efetividade dos serviços públicos é um movimento fundamental e que tem nos pautado também.” “O trabalho da GNova é um trabalho que eu admiro muito e que tem que ser louvado, tem que ser reconhecido, porque o pessoal chama de 'a mãe dos laboratórios'”, completou.

Bruno Monteiro, representante da OCDE, elogiou o protagonismo do Brasil na promoção de inovação em governo. “A distinção do Brasil na inovação em serviços públicos tem muito a ver com o fato de ter colocado o propósito da inovação na produção de serviços centrados no usuário, na inclusão de todas as populações, para que ninguém fique para trás, seja ela qual for a mudança que se gente esteja a falar, e, ainda, na geração de serviços que vão ao encontro do cidadão, que aliviam a carga do cidadão e que respondem às suas necessidades e expectativas.”

A cerimônia contou com a mediação do coordenador-geral de Inovação da GNova, Pedro Marcante. "O MINDS vem para organizar e consolidar o debate de inovação em serviços públicos, colocando o Brasil na liderança global dessa discussão. O Brasil tem se destacado como grande promotor de inovação no setor público, respondendo as diversas questões da sociedade brasileira. Agora, a GNova se propõe a consolidar esse trabalho e dar escala", complementou.

MINDS

O MINDS, com previsão de duração de 18 meses, busca consolidar o conhecimento construído ao longo dos oito anos de existência da Diretoria de Inovação (GNova) da Enap, que hoje é referência na inovação em serviços públicos. A GNova, junto com o Observatório de Inovação em Serviços Públicos da OCDE, pretende desenvolver um modelo e uma caixa de ferramentas orientados para a ação, de modo a fortalecer a promoção e o apoio à inovação nos serviços públicos.

"O MINDS visa colocar as pessoas no centro dos processos de (re)desenho de serviços públicos, auxiliando no mapeamento das diferentes jornadas e colocando à disposição dos servidores ferramentas de inovação adequadas ao contexto público", explicou a gerente do projeto na Enap, Carolina Coppetti.

O modelo e a caixa de ferramentas serão alinhados com os propósitos de inovação, co-criação e criação de valor. Tal abordagem busca que os serviços públicos sejam projetados, entregues e avaliados com base nas necessidades das pessoas cidadãs, permitindo a experimentação e o envolvimento de partes interessadas na busca por soluções inovadoras. Além disso, visa melhorar os serviços públicos, reforçando a contribuição da administração pública para o crescimento econômico e o bem-estar social.