Refletir sobre inclusão, cidadania e enfrentamento à transfobia foram os destaques da oficina “As novas gerações nunca foram tão queer: como se comunicar e se relacionar com elas?”, conduzida pela hacker e especialista em tecnologia, política e diversidade, Veronyka Gimenes, e pela advogada e ativista de direitos humanos Amanda Claro. A atividade trouxe à tona estratégias para uma comunicação mais inclusiva e alinhada às novas gerações, especialmente as LGBTQIA+. A oficina foi realizada nesta terça-feira, 29 de outubro, durante a Semana de Inovação, promovida pela Enap, em Brasília.
Veronyka destacou a necessidade de compreender os ambientes digitais em que cada geração está mais presente, explorando as diferentes maneiras como as plataformas digitais moldam identidades e comportamentos. A especialista trouxe aos participantes diferentes exemplos de comunicação visual que têm ressoado com o público jovem queer. A utilização de charges ilustrou como recursos visuais e narrativas dinâmicas podem promover diálogos mais significativos e acessíveis.
Amanda ressaltou questões relacionadas à cidadania, à legislação e aos direitos humanos ao abordar o tema em sua fala. Com 14 anos de experiência na construção de movimentos sociais e direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIA+, Amanda destacou exemplos recentes de como a comunicação tem sido usada para propagar transfobia e exclusão, inclusive em campanhas eleitorais, reforçando a necessidade de estratégias mais éticas e responsáveis na comunicação para promover inclusão e igualdade.
A oficina também abordou o uso dos memes como uma ferramenta eficaz para engajar as novas gerações. Veronyka destacou como os memes podem transmitir mensagens complexas de forma direta, representando um canal essencial para se conectar com o público jovem.
Durante a atividade, os presentes compartilharam experiências e chamaram atenção para a importância de combater a desinformação e as fake news. Os participantes da oficina reforçaram também a necessidade de campanhas de comunicação voltadas às populações mais vulneráveis, buscando garantir que a informação chegue de forma correta e acessível a todos.
Com uma abordagem prática e participativa, a oficina proporcionou um espaço de troca e ofereceu ideias sobre como criar campanhas, estratégias e políticas mais inclusivas e inovadoras, considerando os comportamentos digitais das novas gerações.
A oficina explorou a relação entre comunicação, tecnologia e inclusão na Semana de Inovação 2024. Nos próximos dias, outras discussões seguirão abordando tópicos como afrofuturismo, inteligência artificial e suas intersecções com a diversidade. A programação reflete o compromisso do evento com seu tema central, “Novas Formas de Cuidar”, ao destacar a inovação não apenas como um avanço tecnológico, mas como um caminho para transformar realidades, promover igualdade e construir um futuro mais acolhedor para todos.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
SERVIÇO:
O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)
Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)
Mais informações e inscrições: http://semanadeinovacao.enap.gov.br
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