As especialistas em recursos humanos e representantes do Grupo Dreamers, Sandra Poltronieri e Debora Moura, apresentaram resultados de pesquisas e casos de sucesso na construção de um ambiente de cuidados. A exposição delas foi realizada durante a palestra “Práticas de Bem-Estar e Diversidade no Meio Corporativo – resultados positivos”, parte da programação do segundo dia da Semana de Inovação, promovido pela Enap, em Brasília.
Em sua fala, Sandra destacou alguns aspectos que foram considerados como referência nas pesquisas apresentadas na Semana de Inovação. “Trouxemos desde compromissos da ONU, como as ODS; pesquisas que mostram o impacto positivo de bem-estar e diversidade nos negócios; o momento em que a gente vive hoje de desengajamento e o risco que isso traz para a sustentabilidade dos negócios. Depois mergulhamos nas práticas reais sobre como fizemos a jornada, o censo, comitê de diversidade, letramento, capacitação de lideranças e ações do dia a dia”, disse ela.
A ideia era apresentar um ambiente possível, com bem-estar e dotado de diversidade. “Na prática, há várias ferramentas que a gente pode buscar para construir esse cenário. Às vezes, parece um trabalho difícil, em que você dá dois passos para frente e um para trás, mas ele acaba dando resultados. Temos depoimentos de vários colaboradores que relatam esse sentimento de pertencimento e de que eles estão seguros, em um ambiente saudável”, afirmou Debora.
Cuidado integral
Para Debora, é necessário falar sobre o tema a todo momento. O convite para a Semana de Inovação reforça essa demanda. “O tema do bem-estar e da diversidade é constante para nós. Outro dia um colaborador usou uma analogia: ‘é legal a gente ter essa conversa porque parece que os disjuntores vão caindo; e a hora que você veio e conversou com o meu time sobre práticas de diversidade, subi todos os disjuntores novamente’”, contou ela.
Segundo Sandra, o bem-estar e diversidade entram em um lugar de inovação e quem ainda não tem dado a devida atenção ao tema, deverá correr contra o tempo. “A pandemia jogou muita luz sobre essa necessidade e o tema não saiu mais da pauta, inclusive com mudanças na legislação. A NR1, que mapeava risco de condições de trabalho (físicas), já tem mapeado riscos psicossociais. Então, é um caminho sem volta”, declarou ela.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
SERVIÇO:
O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)
Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)
Data: 29, 30 e 31 de outubro
Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)
Mais informações e inscrições: http://semanadeinovacao.enap.gov.br
Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn